‘Macetando’: hit que virou questão do vestibular da Unicamp mudou de nome por sugestão de Ivete Sangalo; conheça a história


g1 conversou com Luciano Chaves dos Santos, um dos compositores da música, que contou os bastidores da criação e revelou qual é o significado do verbo no refrão. Música esteve em pergunta de gramática de um dos vestibulares mais concorridos do Brasil. Capa do single ‘Macetando’, de Ivete Sangalo com Ludmilla
Divulgação
🎵 “É a Veveta que tá no comando. Macetando, macetando, macetando…”. O refrão que tomou conta do Brasil durante o Carnaval, em fevereiro, voltou a repercutir no país após o hit que estourou nas vozes de Ivete Sangalo e Ludmilla ganhar um contexto no mínimo curioso. A canção foi parar na primeira fase do vestibular da Unicamp, uma das maiores universidades do país, no último domingo (20).
📲 Participe do canal do g1 Campinas no WhatsApp
A questão 39 da prova de gramática abordava o significado “oculto” do verbo macetar. A pergunta para o candidato era o que contribui, na canção, para o “mascaramento” do significado da palavra [entenda mais detalhes abaixo]. Mas, afinal, o que exatamente Ivete Sangalo maceta no refrão viral e qual a história por trás da música?
O g1 conversou com Luciano Chaves dos Santos, compositor da canção junto com Samir Trindade e a própria Ivete Sangalo, para entender como a música foi concebida e os bastidores da criação, que passam pela alteração de nome sugerida pela própria Veveta – inicialmente o hit não se chamaria “Macetando” – e pelo empoderamento feminino. Além disso, ele revelou, finalmente, qual é o significado do verbo no contexto da obra.
‘Macetando’ na prova? Unicamp cita música de Ivete Sangalo na primeira fase do vestibular
Empoderamento da mulher
A letra de “Macetando” fala, de maneira geral, de um grupo de amigas que chega a uma festa e que, ao invés de serem delicadas e se deixarem enganar em relacionamentos afetivos, elas que tomam a frente da própria vida e passam a não ser mais iludidas, mas sim, iludir.
O pano de fundo do empoderamento feminino é que começa a descortinar o significado da palavra macetar a partir do momento em que o refrão trás a ideia de que é Ivete Sangalo que comanda esse grupo de amigas e está “macetando”. Ou seja, elas comandam tudo e, como diz o próprio significado da palavra no dicionário, golpeiam tudo o que vem pela frente.
A palavra Macetando surgiu da gíria. Elas são demais, são arrasadoras, macetam em todo o sentido da vida, se é no trabalho, elas macetam, elas arrebentam a boca do balão. O macetando é um arrebentando a boca do balão, né? Então a palavra macetando ficou em aberto ali, para tudo. Por exemplo: hoje eu vou macetar aqui no meu trabalho, vou arrebentar, hoje eu vou fazer um show, vou macetar. Quer dizer que ela se empenha e é boa em tudo o que faz.
Rainha do axé e um dos maiores nomes da história da música brasileira, Ivete Sangalo assina a canção junto com Luciano e Samir justamente por causa das alterações que fez na música quando os dois compositores apresentaram a guia à ela. Entre as mudanças, está a troca de nome.
“O nome da música era ‘Lindonas e Foguentas’, aí a Ivete quando decidiu gravar já devolveu para a gente a versão com o nome de Macetando. O que faz mais sentido, afinal é a palavra mais dominante ali mesmo”, revelou.
Unicamp 2025: música hit do carnaval 2024, “Macetando”, de Ivete Sangalo, caiu em questão da 1ª fase neste domingo (20)
Reprodução/Comvest
‘Pergunta bem elaborada’
O texto do enunciado da Unicamp, uma publicação do jornal O Globo de fevereiro, relaciona:
O que o dicionário diz sobre o significado do verbo transitivo: “golpear alguém ou algo com um macete”;
E o refrão-chiclete: “Ah, bebê, é a Veveta que tá no comando, macetando, macetando…”
O vestibular questiona qual aspecto contribui para o mascaramento do significado de macetar. A resposta é trazida na alternativa D: a ausência de complemento para o verbo. [veja todas as alternativas acima]. A construção foi totalmente aprovada pelo autor da obra.
“Deixou a gente surpreso e feliz ao mesmo tempo, da pergunta ser tão bem elaborada, porque fala que a gente deixou a palavra macetando ali no espaço, deixou universal, não explicou o que ela tá macetando, o que ela tá fazendo, ela maceta na vida, em tudo que faz ela maceta. A ideia da música foi essa sim”, completou.
LEIA MAIS:
‘Macetando’: como duplo sentido em hit de Ivete Sangalo virou questão do vestibular da Unicamp
Unicamp 2025: questões sobre a música ‘Macetando’ e novo horário rendem memes
A coordenadora acadêmica da Comissão Permanente para Vestibulares da Unicamp (Comvest), Márcia Rodrigues de Souza Mendonça, disse após a prova que o objetivo da questão era entender o sentido da palavra no “contexto da performance musical popular”.
“É uma questão que envolve conhecimento gramatical, mas envolve entender a música, o duplo sentido da música. Por que isso dá o que falar? Porque, exatamente, a brincadeira é não dizer o que você está macetando”.
‘Como surgiu a canção?’
O compositor contou que “Macetando” tem uma “prima” que abriu o caminho para que ela fosse gravada por Ivete, com participação de Ludmilla. Luciano e Samir também são autores de “Cria da Ivete”, que inaugurou uma nova fase da cantora, com músicas mais bem humoradas, que falam sobre bebidas, festas e o protagonismo da mulher na sociedade atual.
O sucesso de “Cria da Ivete”, do também refrão viral “Tem gente que senta pra beber, aqui ‘nois’ bebe pra sentar”, além de dar confiança à artista para reeditar a parceria com a dupla de compositores, foi só um “esquenta” para o “estouro” de “Macetando”, que tomou conta do país no Carnaval e se tornou a canção mais ouvida em todas as plataformas digitais do Brasil.
Meme sobre a questão sobre a música “Macetando” no vestibular da Unicamp
Reprodução/ X
“Foi um choque na galera quando ela lançou ‘Cria da Ivete’, e aí acabou atingindo números importantíssimos para essa era digital dela. E aí, como a gente acertou ‘Cria da Ivete’, no ano seguinte, eu em uma conversa com o Samir, falei: rapaz, deu muito certo a Ivete cantando música para mulher, porque ela é uma figura importantíssima para a bandeira feminina, da mulher empodeirada, da mulher para essa mulher de 2024, essa mulher atual. Foi muito positivo para a gente como compositor e um novo momento da carreira dela”, finalizou.
Ivete Sangalo, inclusive, postou uma foto da questão na prova da Unicamp em seu perfil no Instagram e questionou “qual era a resposta certa”. Confira abaixo.
Initial plugin text
VÍDEOS: saiba tudo sobre Campinas e Região
Veja mais notícias da região no g1 Campinas
Adicionar aos favoritos o Link permanente.