VÍDEO: Adolescente é resgatada no mar pelo kitesurfista Bruno Lobo, em São Luís: ‘Lugar certo, na hora certa’


Câmera do atleta brasileiro registrou a jovem, já cansada, e longe da areia. Bruno também é médico e representou o Brasil nas Olimpíadas de Paris. Kitesurfista Bruno Lobo salva adolescente em praia de São Luís
O atleta brasileiro Bruno Lobo, do kitesurf, salvou a vida de uma adolescente que estava prestes a se afogar na praia do Olho d’Água, em São Luís. Um vídeo (veja acima), gravado por ele mesmo, mostra o momento do resgate da jovem, que estava muito longe da areia. .
“Eu vi alguém pedindo ajuda, pedindo socorro, e já olhei essa jovem em alto mar. Já tinha passado bastante da arrebentação, a maré já estava vazando e, prontamente, já cheguei nela, coloquei ela nas minhas costas, pedi para ela segurar. Ela estava bem cansada, quase sem força, mas consegui vir trazendo, utilizando o kite para chegar com ela até a areia”, relatou Bruno, que representou o Brasil nas Olimpíadas de Paris (veja mais detalhes abaixo).
Câmera de Bruno Lobo registrou o salvamento na praia do Olho d’Água, em São Luís
Bruno Lobo
No vídeo, o kitesurfista consegue carregar a jovem até a praia, onde guarda-vidas chegaram e fizeram os primeiros socorros.
“Agradeço muito a Deus por ter sido usado por Ele, porque com certeza, se não tivesse naquele lugar, a jovem não teria resistido. (…) Fica o alerta também, que o mar é perigoso, a maré vazando puxa muito aqui em São Luís e é isso, agradecer a Deus por ela estar com vida e por ter feito esse resgate aí. Um grande abraço a todos”, contou o atleta.
Clique e se inscreva no canal do g1 Maranhão no WhatsApp
O caso foi registrado no final da tarde da última sexta-feira (10), quando Bruno fazia testes no suporte de sua câmera. A jovem resgatada passa bem.
“Foi um dia que estava nublado, não estava o dia mais bonito para velejar, mas decidi ir para fazer um teste no suporte da minha câmera que tinha chegado recentemente, fazer umas imagens, não ia nem para treinar tanto assim, e já era por volta de 17h30 da tarde, já tinha feito uns testes, e decidi entrar novamente, após mudar um pouquinho do posicionamento do suporte da minha câmera, e foi realmente estar no lugar certo, na hora certa”
Bruno é atleta profissional e disputou Paris 2024
Bruno Lobo em ação pela semifinal do kitesurf, nas Olimpíadas de Paris
Reuters
Bruno Lobo é maranhense, médico e kitesurfista profissional. Ele disputou as Olimpíadas de Paris, em 2024, e participou da semifinal protagonizando uma disputa acirrada com o italiano Riccardo Pianosi.
O kitesurfista terminou a semifinal com a terceira colocação e ficou sem a vaga para grande final, pois somente os dois primeiros se classificariam. Na classificação geral, o brasileiro ficou em sétimo lugar.
Afogamentos em São Luís
Nos últimos meses, casos de afogamento em praias têm chamado a atenção, em São Luís. Segundo o Corpo de Bombeiros, somente em 2025 foram 45 ocorrências atendidas em praias, sendo que três delas terminaram em morte.
Guarda Vidas ainda tentaram salvar o casal que se afogou, mas ambos morreram
Divulgação/Guarda Municipal de São Luís
Na virada do ano, um casal morreu ao se afogar na mesma praia do Olho d’Água, onde a jovem foi resgatada. As vítimas foram identificadas como Ricardo Victor da Silva Rocha e Alessandra Martins.
Em outro caso, durante o Natal, o jovem João Gabriel Nascimento Figueiredo, de 17 anos, se afogou na praia de São Marcos, na Avenida Litorânea. O corpo foi encontrado um dia depois, próximo ao Batalhão de Bombeiros Marítimo, pela Guarda Municipal de São Luís.
Para evitar acidentes, bandeiras vermelhas distribuídas pelas praias de São Luís indicam áreas perigosas com risco elevado de correntezas ou condições adversas.
Alerta nacional
Dados da Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático mostram que 15 brasileiros morrem afogados diariamente no país. Isso equivale a uma morte a cada 90 minutos e cerca de 6 mil por ano. Os homens são vítimas desses acidentes seis vezes mais do que as mulheres.
O Corpo de Bombeiros Militar oferece orientações essenciais para garantir a segurança dos banhistas:
Afogamentos:
Em caso de presenciar um afogamento, acione imediatamente o Corpo de Bombeiros Militar ligando para o número de emergência 193.
Evite brincadeiras perigosas que coloquem a segurança em risco, como “briga de galo” e competições de apneia.
Não consuma bebidas alcoólicas antes ou durante a permanência na água.
Segurança em ambientes aquáticos:
Certifique-se de que piscinas de clubes e condomínios possuem acessos restritos e placas com informações sobre segurança.
Mantenha-se afastado de embarcações e evite permanecer perto delas.
Crianças devem ser supervisionadas por adultos enquanto estiverem na água, e é essencial informar a um parente sobre o local e horário de retorno ao nadar em rios, balneários ou piscinas.
Evite mergulhos “de ponta” em locais desconhecidos e tome cuidado com o limo nas pedras, que pode causar escorregões.
Em caso de acidentes ou afogamentos, acione o Corpo de Bombeiros Militar pelo número de emergência 193.
Dicas da primeiros socorros
Corpo de Bombeiros orientam sobre como evitar afogamento em Santa Inês
Afogou e não está respirando? Faça massagem cardíaca até o socorro médico chegar ou até a pessoa voltar a respirar. A massagem cardíaca em crianças até cinco anos deve ser feito com dois dedos no meio do mamilo e com pouca compressão. Já em crianças com mais de cinco anos, pode ser feita com as duas mãos e com compressão maior.
Afogou e está respirando? Deixa-a respirar, tossir, vomitar, até que ela volte ao normal. Lembre-se, se vomitar, vire a criança de lado para ela não aspirar o vômito.
Bateu a cabeça e está inconsciente no chão? Não mexa na pessoa e chame o socorro.
Bateu a cabeça está sangrando? Pegue uma toalha e estanque o sangue.
Bateu a cabeça e está consciente? Deixe-a quieta e observe.
Aplicativo salva-vidas
O Corpo de Bombeiros disponibiliza o aplicativo Praia Segura SLZ, lançado na última semana. A ferramenta traz informações sobre locais de risco, dicas de segurança e características das praias (extensão, se há guarda-vidas, dias e horários, atendimento médico, posto de saúde mais próximo). Informa ainda sobre a tábua de maré (dias e horários em que está cheia ou baixa), a situação de balneabilidade para que o banhista saiba o local adequado para banho e endereços dos postos de guarda-vidas.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.