Homem perdeu 110kg para entrar em torneio de fisiculturismo

Amigas, estou passando aquele cafezinho para me recuperar da noite de ontem e curar de vez essa ressaca que não me larga por nada, eis que minha amiga do Cosme Velho me manda o seguinte babado.

Pois bem, o paulista Leonardo Machado Ayres Cunha, de 31 anos, se transformou em uma grande inspiração para todas as pessoas obesas. Com bastante sacrifício e perseverança, ele perdeu 200kg e atualmente, está na casa dos 90kg. Além de ter trocado o sedentarismo pela atividade física, ele entrou num campeonato de fisiculturismo e ainda por cima, ganhou o concurso.

Aos 11 anos de idade, Leonardo era considerado um obeso mórbido (excesso de gordura corporal e Índice de Massa Muscular muito alto). A obsessão pelo peso e o desejo de mudar a sua imagem o levaram a iniciar uma terapia em 2017. Apesar de toda essa rede de apoio profissional, seu processo de emagrecimento teve fortes recaídas.

O atleta contou que teve que enfrentar “oito recuperações de peso”.

“Em 2021, passei de 118kg para 170kg novamente, mas não desisti. Aprendi a controlar minha mente, minha ansiedade e depressão, e finalmente consegui conciliar minha alimentação com quase sete anos de treino, atingindo meu objetivo.”

No final de 2021, Leonardo estava pesando 135kg e apenas atingiu sua meta de peso ideal, 89kg em janeiro de 2023. Qual foi a sua receita para essa conquista? Bastante exercício físico, perseverança e fé.

“Foi isso que tornou minha vitória tão grande: perseverança. Minha história parece saída de filme, mas é real”, disse.

Após realizar uma cirurgia para retirada do excesso de pele, Leonardo acredita que cumpriu sua missão e se encarregou, em seu Instagram, de criar uma carta aberta ao público para dar mensagens de incentivo a quem sofre de obesidade.

“Áreas de saúde, nutricionistas, educadores físicos, médicos, enfermeiros, que não sabem nem um pouco como resolver o problema e onde atacar o problema, e a culpa não é deles: a maioria nunca teve, nem controlou a obesidade. Tudo tem que mudar, as pessoas precisam aprender a lidar com a obesidade e com os obesos, e não fazer do obeso vítima e muito menos dizer que ele é preguiçoso e não se cuida”, disse, entre outras palavras, Machado, completando acreditar que, “em 20 anos, metade do planeta será obeso”.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.