Técnico de celular é preso na Capital por extorquir e exigir dinheiro para não enviar imagens íntimas de vítimas

Uma investigação da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) culminou no cumprimento de mandados de busca domiciliar e de prisão preventiva pelos crimes de cyberbullying, ameaça, perseguição, violência psicológica, falsa identidade, falsidade ideológica, extorsão e importunação sexual em desfavor de um homem, de 23 anos. A prisão aconteceu nessa quinta-feira (17), no bairro Siqueira – Área Integrada de Segurança 2 (AIS 2) de Fortaleza.

Com a identificação do alvo, na última quinta-feira (17), foi desencadeada uma operação coordenada pelo 5° Distrito Policial (DP), que resultou na prisão do suspeito e na apreensão de diversos aparelhos celulares, além de uma quantia em dinheiro provenientes das extorsões praticadas pelo suspeito. A Polícia Civil estima que mais de 40 mulheres foram vítimas do homem.

O alvo foi indiciado pelos crimes de intimidação sistemática virtual (cyberbullying), ameaça, perseguição, violência psicológica, falsa identidade, falsidade ideológica, extorsão, importunação sexual e divulgação de foto de cunho íntimo.

Sobre o caso

As investigações iniciaram no mês de setembro, a partir da identificação de quatro vítimas de extorsões, que foram abordadas pelo indivíduo por meio de WhatsApp. Nas mensagens, o interlocutor afirma ser membro de um grupo criminoso e, a partir de ameaças, ele extorquia as vítimas exigindo dinheiro e envio de fotos ou vídeos íntimos. Ele ameaçava as vítimas informando saber onde elas residiam e afirmava que as fotos íntimas estavam circulando em grupos de criminosos.

Com a identificação do alvo foi desencadeada uma operação que resultou na apreensão de sete aparelhos celulares e uma quantia em dinheiro proveniente das extorsões. O suspeito foi localizado e preso em um imóvel no bairro Siqueira. Ainda de acordo com as investigações, o homem teria utilizado 15 aparelhos celulares para os crimes, dos quais sete foram encontrados em uma residência, além de 28 chips cadastrados em nomes de terceiros e usados para envio das mensagens às vítimas.

Todos o material foi apreendido e o alvo foi conduzido para o 5º DP, onde os mandados foram cumpridos. Agora, ele encontra-se à disposição da Justiça. O suspeito foi indiciado pelos crimes de intimidação sistemática virtual (cyberbullying), ameaça, perseguição, violência psicológica, falsa identidade, falsidade ideológica, extorsão, importunação sexual e divulgação de foto de cunho íntimo.

A PCCE estima que o suspeito extorquiu aproximadamente 40 mulheres que receberam mensagens de vários perfis falsos de aplicativos de mensagens e de outras redes sociais. A Polícia Civil orienta, ainda, que outras possíveis vítimas do indivíduo procurem a delegacia mais próxima para registrar um Boletim de Ocorrência (BO) e relatar os fatos.

Denúncias

A população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As informações podem ser direcionadas para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o (85) 3101-0181, que é o número de WhatsApp, pelo qual podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia ou ainda via “e-denúncia”, o site do serviço 181, por meio do endereço eletrônico: https://disquedenuncia181.sspds.ce.gov.br/.

As denúncias também podem ser feitas para o telefone (85) 3101-2948, do 5° Distrito Policial. O sigilo e o anonimato são garantidos.

Autor: Da redação com ascom/Fotos: ascom

Adicionar aos favoritos o Link permanente.