DF foi um dos destaques de locações em condomínios de galpões logísticos

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O Distrito Federal, ao lado do Paraná e da Bahia, com percentuais iguais, figura em sexto lugar dentre as unidades da Federação brasileiras com destaque no número de renovações e locações em condomínios de galpões logísticos, no período entre setembro e dezembro do ano passado — espaços usados para estocar, armazenar e distribuir produtos para grandes empresas, sobretudo nas vendas online.

O resultado consiste numa prévia de relatório que está sendo elaborado pela empresa de consultoria Newmark, que avalia o mercado de locações e renovações em galpões logísticos de produtos vendidos. O trabalho completo está previsto para ser lançado no final de janeiro.

Conforme o relatório, os destaques principais do quarto trimestre de 2024 foram as áreas de absorção bruta alugadas para galpões nos estados — pela ordem — de São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo. Em quarto lugar, aparecem, com a mesma quantidade de locações, os estados do Espírito Santo, Rio Grande do Sul e Ceará. E em quinto lugar, também com quantidade semelhante, Bahia, Paraná e o Distrito Federal.

Conforme os técnicos da Newmark responsáveis pelo estudo, a presença dos grandes players do e-commerce corrobora para que a diversificação geográfica do segmento se mantenha presente. A maior parte das transações do trimestre cujos ocupantes foram divulgados, como no caso do Distrito Federal envolveu empresas do setor industrial, serviços e comércio.

Até o momento a absorção bruta destas áreas atingiu cerca de 757 mil de m² de galpões locados e renovados para estocagem e distribuição de produtos no total, o que resulta em um resultado acumulado no ano de 4,5 milhões de m².

“Ainda que a predominância das transações computadas até então neste trimestre esteja na região Sudeste, destacamos também uma diversificação de demandas. Essa descentralização vem por parte, principalmente, do e-commerce, a fim de garantir agilidade de entrega também nestes importantes centros consumidores do país”, afirmou a diretora de Pesquisa e Inteligência de Mercado da Newmark, Mariana Hanania.

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