Metapneumovírus: doença em alta na China não preocupa o Brasil, diz pneumologista

A China vem lidando, nos últimos dias, com um aumento considerável de casos do chamado metapneumovírus humano (HMPV) – doença viral que acomete principalmente crianças. Apesar do alerta do Centro de Controle de Doenças e do escritório da Organização Mundial da Saúde (OMS) no país, de acordo com o pneumologista Renato Matos, de Criciúma, o vírus não preocupa o Brasil.

O médico explica que esse não é um vírus novo, como foi a Covid-19. Ele já circula no mundo há várias décadas, tendo sido oficialmente descoberto na Holanda em 2001. De acordo com o pneumologista, o metapneumovírus faz parte de uma uma família inclusive já conhecida.

“Não é um vírus que traga uma preocupação de uma pandemia ou algo nessa linha. A grande diferença era que o Covid-19 era um vírus completamente novo, o nosso sistema imunológico não conhecia. Além da agressividade. O metapneumovírus já é conhecido, boa parte das pessoas já tem imunidade. A não ser que haja uma grande preocupação, o que não é esperado, não deve ser um vírus que traga grandes preocupações”, declarou.

Crianças e pessoas imunossuprimidas (de fraco sistema imunológico) são as mais cometidas pelo vírus, segundo Renato. A grande maioria, no entanto, são casos leves. Até o momento, não existem vacinas ou tratamento contra o metapneumovírus.

“Se formos no inverno, no São José ou na Unimed, vamos ver uma situação muito parecida [com o que é visto na China]”, disse o pneumologista. “Os cuidados possíveis são comuns, repousos, antitérmicos. O que fazemos com a gripe”, completou.

The post Metapneumovírus: doença em alta na China não preocupa o Brasil, diz pneumologista appeared first on SCTODODIA.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.