IPTU de Florianópolis aumenta até 360% após auditoria

Em 2025, o IPTU de Florianópolis sofreu um aumento considerável para aproximadamente 2.000 estabelecimentos comerciais, principalmente no setor gastronômico, devido a uma reclassificação de imóveis feita pela Prefeitura. Alguns estabelecimentos passaram de “casa comercial” para “loja comercial”, resultando em reajustes de até 360%. Esse aumento significativo foi causado pelo Projeto de Atualização e Manutenção Cadastral Imobiliária (PAC), implementado em 2024 para corrigir falhas no cadastro fiscal.

As entidades empresariais, como a ACIF, ABRASEL/SC e CDL, expressaram insatisfação com a falta de comunicação prévia da Prefeitura e solicitaram uma revisão dos aumentos. Elas argumentaram que os reajustes prejudicam o planejamento financeiro de empresas, especialmente aquelas que ainda enfrentam os efeitos da pandemia de COVID-19.

Para amenizar os impactos, a Prefeitura ofereceu a possibilidade de parcelamento do IPTU em até 10 vezes com 20% de desconto, mas isso só é válido para os imóveis reclassificados. Além disso, para ter direito ao parcelamento, os proprietários devem estar em dia com os débitos fiscais e desistir de litígios em andamento sobre a reclassificação.

Embora as entidades tenham criticado o reajuste, elas elogiaram a Prefeitura pela adoção da medida de parcelamento, considerando-a uma tentativa de minimizar o impacto financeiro para os empresários.

The post IPTU de Florianópolis aumenta até 360% após auditoria appeared first on SCTODODIA.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.