Gilmar Mendes anula condenações de José Dirceu na Lava Jato assinadas por Sergio Moro


Ministro do STF entendeu que ex-juiz atuou na primeira instância contra ex-ministro para atingir Lula. Caso tramita em segredo de Justiça. José Dirceu em sessão solene no Congresso, em abril de 2024
Geraldo Magela/Agência Senado
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes anulou nesta segunda-feira (28) todos os atos processuais do ex-juiz Sergio Moro contra o ex-ministro José Dirceu no âmbito da operação Lava Jato.
➡️ A decisão atinge, inclusive, as condenações assinadas por Moro contra Dirceu.
➡️ Ao fazer isso, anula também decisões de instâncias superiores que tenham confirmado essas condenações. O ministro, inclusive, enviou cópia da decisão ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) – que já tinha julgado recursos nesses processos.
Gilmar Mendes atendeu a um pedido da defesa do político e estendeu a Dirceu os efeitos da decisão do STF que considerou Sergio Moro suspeito para atuar em processos contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
O caso está em segredo de Justiça.
A decisão atinge casos que levaram José Dirceu a ser condenado a mais de 23 anos de prisão por crimes como corrupção e lavagem de dinheiro em esquemas de corrupção na Petrobras.
Para Mendes, há indícios de que Moro atuou contra Dirceu para chegar a Lula.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.