Tenente-coronel reformado e policial civil são presos suspeitos de extração ilegal de minério


Segundo a Polícia Militar do Meio Ambiente, ao todo, seis pessoas foram presas em área nobre de Belo Horizonte. Extração ilegal de minério em Minas Gerais (imagem ilustrativa)
Polícia Federal/Divulgação
Seis homens foram presos suspeitos de extração e transporte ilegal de minério de ferro no bairro Belvedere, Região Centro-Sul de Belo Horizonte. Entre os presos estão Cleber Geraldo Gonçalves, de 64 anos, tenente-coronel reformado da PM, e Maxley Valadares Gonçalves, de 38, investigador da Polícia Civil. As prisões ocorreram durante operação da Polícia Militar do Meio Ambiente na noite da última sexta-feira (3).
Segundo o boletim de ocorrência, os outros quatros presos são motoristas, de 25, 29, 32 e 40 anos. De acordo com os policiais militares, uma viatura da Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) estava estacionada no local enquanto as máquinas operavam, e Maxley Valadares, que está de férias, dirigia o veículo.
Ainda segundo os PMs, os envolvidos podem responder por causar dano direto ou indireto às unidades de conservação, exercer atividade potencialmente poluidora e executar lavra de recursos minerais, porque eles não têm autorização, permissão, concessão ou licença para a atividade.
Foram apreendidos três caminhões e uma escavadeira. Por se tratar de crime federal, os suspeitos foram conduzidos até a Superintendência Regional da Polícia Federal em Minas Gerais, no bairro Gutierrez, na Região Oeste da capital mineira. Conforme o registro, as corregedorias da PM e da Polícia Civil compareceram ao local.
O g1 tenta contato com a defesa dos suspeitos.
Vídeos mais assistidos do g1 Minas
Adicionar aos favoritos o Link permanente.