Vídeo: Próximo de deixar o Governo, Múcio solta a voz em Camboinha

mucio

O Norte
Parceiro do Jornal de Brasília na Paraíba

A presença neste sábado (4) do ministro da Defesa, José Múcio na praia de Camboinha agitou o veraneio da sociedade pessoense. Múcio estava com o ex-senador Cássio Cunha Lima, na casa de Dona Glória, conforme registros no perfil do jornalista Gerardo Rabelo no Instagram – inclusive uma roda de samba em que o ministro soltou a voz. O deputado Lindberg Farias, que este ano assumirá a liderança do PT na Câmara Federal também se fez presente.

Claro que falou-se de política nesse encontro de figuras tão importantes no cenário nacional. Sabe-se, por exemplo, que Múcio levou o comandante da Marinha, Marcos Sampaio Olsen, para um encontro com o presidente Lula, na sexta-feira (3), para se explicar sobre um vídeo publicado pela Arma. A peça, divulgada no início de dezembro, ironizava “supostos privilégios” das Forças Armadas, mostrando soldados treinando e civis em momentos de lazer, numa referência à inclusão dos militares no pacote de cortes de gastos do governo. Tanto Lula quanto o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, ficaram muito irritados com o vídeo.

Um outro assunto – mas que José Múcio obviamente evita admitir publicamente – é a sua possível saída do Ministério da Defesa, por decisão própria. Amigo do presidente, sem vinculações partidárias e sem planos políticos, Múcio, de 76 anos, voltou ao jogo político para pacificar o ambiente nas Forças Armadas, bastante conflagrado pelo aparelhamento político registrado durante o governo de Jair Bolsonaro.

Entretanto, o presidente Lula resiste à saída de José Múcio, e, segundo relatos de assessores do governo, o Chefe do Executivo admite que o ministro tem papel crucial na relação do Palácio do Planalto com as Forças Armadas.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.