Fenômeno potiguar do bicicross, Vito Macedo se prepara para a Copa Latino-americana de BMX

Foto: @fernandoleaofoto

Com apenas cinco anos de idade, Vito Macedo já demonstra um talento impressionante, conquistando títulos e deixando claro que seu futuro no bicicross é promissor. A última temporada foi um marco importante na carreira do jovem atleta, com a conquista do Campeonato Pernambucano e ainda os vice-campeonatos paraibano e norte-rio-grandense.

Para 2025, os desafios são ainda maiores. O foco principal é a disputa da Copa Latino-americana de BMX, uma competição de altíssimo nível que vai ocorrer em quatro etapas em diferentes países da América do Sul, sendo a primeira no Chile, prevista para o mês de abril.

Outro projeto classificado como importante pelo estafe do atleta será a disputa do Campeonato Brasileiro, que provavelmente será realizado no Rio de Janeiro, na mesma pista que recebeu as Olimpíadas de 2016.

Top 5 no Ranking Nacional de BMX Racing

No Ranking Nacional de BMX Racing, Vito terminou 2024 entre os cinco melhores pilotos do Brasil, competindo com um total de 47 atletas em sua categoria. Essa posição de destaque reflete não apenas seu talento, mas também a determinação com que encara o esporte, apontado pelo pai, Enrico, como uma espécie de paixão à primeira vista.

Busca por patrocínios

Mesmo com toda a projeção que vem conquistando logo no início da carreira, sendo apontado por especialistas como um jovem com um futuro promissor dentro do BMX, caso consiga manter essa mesma determinação que apresenta hoje, Vito Macedo ainda sofre com a falta de um grande patrocinador. O garoto, assim como tantos outros iniciantes, é vítima da falta de foco empresarial em relação ao mundo do esporte no Brasil, onde os empresários preferem destinar verbas para patrocinar os atletas já prontos.

Sem patrocínios, todas as despesas, incluindo viagens, hospedagem, alimentação, inscrições, peças e equipamentos, são arcadas pela família. Enrico Macedo expressa a dificuldade em mensurar os custos, que devem aumentar consideravelmente com a intensificação das competições em 2025. No entanto, ele ressalta que todo esforço tem valido a pena, dado os resultados impressionantes que Vito tem alcançado dentro e fora das pistas.

Reconhecimento de nomes de peso no BMX

Alex Junior, pentacampeão brasileiro e campeão latino-americano, destaca o talento de Vito. “Acompanhei Vito desde a pré-bike e é lindo de ver a tocada desse menino. Ele tem muita garra, determinação e disciplina. Fico feliz em saber que a base do BMX do Rio Grande do Norte vem forte com talentos como ele”, comentou Alex Junior.

Com informações de Tribuna do Norte

The post Fenômeno potiguar do bicicross, Vito Macedo se prepara para a Copa Latino-americana de BMX appeared first on Blog do BG.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.