Paciente renal denuncia dificuldade no agendamento de consulta por app no Coronel Mota

Os atendimentos com médico especialista são realizados na Clínica Coronel Mota, localizada no Centro de Boa Vista (Foto: Divulgação)

Pacientes renais crônicos estariam enfrentando dificuldades para agendar consultas e obter medicamentos essenciais na Policlínica Coronel Mota. O principal problema relatado é o funcionamento inadequado do novo sistema de agendamento, que depende do aplicativo MeuSUS.

Helenalda Rodrigues, moradora de Rorainópolis e paciente renal crônica, é uma das afetadas. Ela, que também é transplantada, denunciou a situação à Folha após vir à capital na última quinta-feira (2) depois de meses sem agendamento de uma consulta que deveria ser periódica.

“A última consulta que eu fiz foi no ano passado, até mais de 8 meses, que eu fiz no Hospital das Clínicas, porque tinham mandado os nefrologistas para lá.  Em julho, quando eu voltei lá, para marcar a consulta, pegar a receita e medicação, eles disseram que os médicos já tinham voltado para o Coronel Mota. Quando fui lá, havia o sistema de deixar o nome e o número do WhatsApp, além de usar o aplicativo MeuSUS. A minha consulta já passou duas vezes, que eu nunca consegui ver”, relatou a mulher.

A paciente afirmou ainda que já tentou contato pelo WhatsApp, mas também sem retorno. Com a situação, ela estaria mantendo a medicação com a ajuda de amigos que também fazem o mesmo tratamento.

“Eu moro no interior e já vim aqui várias vezes para ver o negócio dessa consulta, para poder pegar a medicação, e eu não consigo. A última vez que eu fui, meu nome estava lá, mas não está agendado para dia nenhum, nem se sabe para quando é que vai agendar”, disse Helenalda. “Antigamente, a gente podia passar a manhã toda na fila, mas saía de lá com a consulta marcada, sabendo o dia que ia voltar, pegar a receita e o remédio. Agora, você vai lá, deixa o nome e não resolve nada”, completou.

A denunciante afirma que a situação não acontece apenas com ela, mas com outros pacientes renais, que dependem de consultas periódicas para manter o tratamento e garantir a medicação necessária.

A Secretaria de Saúde (Sesau) foi procurada para fornecer informações sobre as medidas adotadas para melhorar o sistema de agendamento. No entanto, informou que:

A Secretaria de Saúde esclarece que não procede a alegação sobre o tempo de espera para consulta. Conforme o sistema da Policlínica Coronel Mota, a paciente perdeu a consulta agendada para o dia 26 de novembro de 2024. Desse modo, foi realizada uma nova solicitação e aguarda a liberação do mapa para efetivar o agendamento.

É importante salientar ainda que o Meu SUS Digital é uma ferramenta do Ministério da Saúde que possibilita ao paciente o acompanhamento da definição de data e horário de agendamento de consultas na Rede SUS. Além disso, as solicitações de primeira consulta são feitas pelas unidades básicas de saúde (postos de saúde), enquanto os agendamentos de retornos devem ser feitos no atendimento da unidade especializada.

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