Janeiro terá chuvas dentro da média em todo o Amapá, segundo meteorologia


Previsão indica chuvas dentro e pouco acima da média com concentração nas áreas centro-leste e norte do estado. Previsão do tempo para janeiro no Amapá indica chuva acima da média.
Rafael Aleixo/g1
No mês de janeiro, a previsão do tempo no estado do Amapá mostra a variação de chuvas com intensidade dentro da média e em alguns casos, um pouco acima da média. Segundo o Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Amapá (Iepa), através do Núcleo de Hidrometeorologia e Energias Renováveis (Nhmet), chuvas devem se concentrar nas regiões centro-leste e norte do estado.
✅ Receba no WhatsApp as notícias do g1 Amapá
Do centro-leste e norte, as chuvas vão se concentrar nos municípios de Oiapoque, Tartarugalzinho, Calçoene, Amapá, Pracuúba com variação de 260 e 330 milímetros.
Nas regiões oeste e sul do estado as chuvas terão concentração variam entre 200 e 260 milímetros, sendo do oeste, Laranjal do Jari e Vitória do Jari.
No sul as chuvas abrangem, Macapá, Santana, Mazagão, Porto Grande, Pedra Branca do Amapari, Serra do Navio, Cutias do Araguari, Itaubal e Ferreira Gomes.
Estas chuvas com acumulados diários podem ter variação de 20 e 60 milímetros, totalizando em cerca de 295 milímetros de chuvas.
Além disso, há a possibilidade de acumulados diariamente que devem passar os 85 milímetros de chuvas em toda a região norte do Amapá.
Nível dos rios
Em relação ao Rio Jari são necessários 25 dias para o acúmulo. Já os rios, Oiapoque, Araguari e Amapari possuem o nível do rio elevado após 13 e 20 dias de chuvas nas altas cabeceiras. Os rios Falsino, Calçoene e Cassiporé variam entre 2 e 10 dias.
Rio Jari no Amapá
Internet/Reprodução
📲 Siga as redes sociais do g1 Amapá e Rede Amazônica: Instagram, Facebook e X (Twitter)
📲 Receba no WhatsApp as notícias do g1 Amapá
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Amapá
VÍDEOS com as notícias do Amapá:
Adicionar aos favoritos o Link permanente.