Por calotes, dois times brasileiros começam 2025 sem poder contratar jogadores

bola

Antigaente era comum os clubes “esquecerem” de pagar suas dívidas e simplesmente não acontecer nada. Hoje, não. Existe um negócio chamado de ‘transfer ban’, criado pela Fifa, que transformou a vida dos clubes caloteiros num verdadeiro inferno.

Na virada do ano, dois clubes brasileiros entraram em 2025 proibidos de contratar jogadores: Ceará e Villa Nova, de Nova Lima.

A primeira das até quatro janelas de transferências da temporada abre nesta sexta-feira (3) e, por enquanto, Ceará e Villa Nova não podem registrar jogadores. É preciso um acordo com os clubes ou jogadores que acionaram a entidade para a retirada da proibição.

A punição do Villa Nova é de 18 de outubro de 2024, por causa de dívida com o zagueiro colombiano Oswaldo Bocanegra, contratado no ano passado. O clube está na elite do Campeonato Mineiro e tem estreia prevista para 19 de janeiro, visitando o Democrata.

O transfer ban ativo do Ceará é por causa de uma cobrança do Vissel Kobe, do Japão, devido a uma dívida de negociação feita em 2019 pelo atacante Wescley. O clube já anunciou sete jogadores para a temporada de 2025, mas, segundo a Fifa, por enquanto ainda não pode registrá-los na CBF.

Acompanhe as atualizações da coluna “Futebol Etc” nas redes sociais, no Twitter e também no Instagram. Mande sugestões para a coluna pelo email [email protected]

Adicionar aos favoritos o Link permanente.