Alimentos de marcas famosas estão contaminados com plástico

A contaminação por plásticos em alimentos é um problema crescente, com riscos potenciais à saúde que vão desde distúrbios hormonais até problemas cardiovasculares. Os dados são referentes aos Estados Unidos.

Imagem ilustrativa sobre alimentos contaminados com plástico

Imagem ilustrativa sobre alimentos contaminados com plástico – Foto: Divulgação

Um novo estudo realizado pelo grupo de pesquisa independente PlasticList revela a extensão alarmante dessa contaminação em produtos alimentícios, afetando até mesmo marcas populares como Burger King, McDonald’s e Starbucks, além de itens comuns no dia a dia, como arroz e sal.

Quais alimentos estão contaminados?

O estudo analisou cerca de 300 produtos alimentares, incluindo fast foods, itens de mercado e até águas engarrafadas, identificando altos níveis de substâncias químicas usadas na fabricação de plásticos. Entre os principais alimentos contaminados estavam:

Fast food: Um dos milkshakes do McDonald’s apresentou contaminação por plástico. Produtos de outras cadeias de fast food como Burger King e Wendy’s também apresentaram contaminação significativa.

Produtos lácteos: O queijo muçarela da Whole Foods teve menos de 280 nanogramas de ftalatos por porção, mas foi o item mais contaminado no setor de laticínios.

Comidas Preparadas: O Kraft Mac & Cheese, após ser aquecido no micro-ondas, teve níveis de contaminação de cerca de 700 nanogramas por porção.

O estudo também alertou que alimentos rotulados como “orgânicos” não garantem proteção contra a contaminação por plásticos, com o arroz.

Embora os resultados do estudo chamem atenção, os pesquisadores alertam que esses dados são baseados em uma amostra limitada de produtos, e a metodologia de teste pode variar. Portanto, os resultados podem não refletir com precisão o conteúdo real de plásticos nos alimentos consumidos globalmente.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.