Presidente do Azerbaijão acusa Rússia de derrubar avião e encobrir causa

Foto: Reuters

O presidente do Azerbaijão, Ilham Aliyev, declarou neste domingo que o avião de passageiros que caiu na semana passada, matando 38 pessoas, foi danificado por tiros vindos do solo russo e afirmou que algumas pessoas na Rússia mentiram sobre a causa do desastre.

Vladimir Putin, presidente da Rússia, pediu desculpas a Aliyev no sábado (28) pelo “incidente trágico” de quarta-feira (25) no espaço aéreo russo envolvendo o avião da empresa brasileira Embraer, após as defesas aéreas russas terem entrado em conflito contra drones de ataque ucranianos.

Um comunicado do Kremlin não disse que a Rússia havia derrubado o avião, apenas destacou que um caso criminal foi aberto.

“Nosso avião foi derrubado por acidente”, relatou Aliyev para a televisão estatal neste domingo (29), acrescentando que o avião havia sofrido algum tipo de interferência eletrônica e depois foi alvejado enquanto se aproximava da cidade russa de Grozny, no sul.

Segundo o presidente “infelizmente, nos primeiros três dias, ouvimos apenas versões absurdas da Rússia”, citando declarações russas que atribuíam a queda a pássaros ou à explosão de algum tipo de cilindro de gás.

“Vimos tentativas claras de encobrir o assunto”, pontuou o líder azerbaijano, que tem laços estreitos com o Kremlin e foi educado em uma das principais universidades de Moscou.

O governante do Azerbaijão informou que queria que a Rússia assumisse a responsabilidade de ter derrubado o avião e que punisse os responsáveis por danificar fatalmente a aeronave.

Putin e Aliyev realizaram outra ligação telefônica neste domingo (29), informou o Kremlin.

O governo russo não deu detalhes, mas no sábado (28) declarou que especialistas civis e militares estavam sendo interrogados sobre o que havia acontecido.

O chefe do Comitê Investigativo da Rússia, Alexander Bastrykin, em uma ligação telefônica, garantiu ao Procurador Geral do Azerbaijão, que Moscou havia atribuído a investigação aos especialistas mais experientes e que ações estavam sendo tomadas para estabelecer a causa e as circunstâncias do acidente.

CNN Brasil

The post Presidente do Azerbaijão acusa Rússia de derrubar avião e encobrir causa appeared first on Blog do BG.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.