Metade dos veículos de carga parados em operação no MT apresenta problema nos freios

Mais de 4 mil veículos de carga que passaram pela BR-163 no MT foram abordados pela PRF e concessionária que administra o trecho. Depos do excesso de velocidade, uma das principais causas de acidentes nas estradas é a falha nos freios. Em Mato Grosso, de cada dez veículos parados na fiscalização, cinco têm problemas no equipamento.
O caminhão que vem sem controle tomba. Com o impacto, o pó da carga de cimento cobre até a lente da câmera de monitoramento. Ele não conseguiu parar porque estava sem freios.
Em um outro vídeo, um caminhão também sem freio não consegue evitar a batida. Nos dois casos, os motoristas sobreviveram.
Os acidentes ocorreram neste ano, na Serra de São Vicente próximo à Cuiabá — um dos trechos mais perigosos da BR-364 e BR-163, por onde é transportada a maior parte da carga de grãos de Mato Grosso.
Para tentar evitar tragédias, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a concessionária que administra mais de 800 quilômetros da BR-163 realizam uma operação com abordagens a caminhões antes de trechos perigosos.
“Depois que nós fizemos toda essa abordagem com o caminhoneiro, daí a polícia passa junto com o nosso técnico em manutenção a fazer a fiscalização do veículo. E vai mostrar para o motorista cada sistema, cada componente, qual a importância dele, para que ele tenha uma viagem segura”, explica Bárbara Nathane Mendes Garcia Davi Alves, gerente de eficiência operacional.
“Quando perde esse pino, esse freio está inoperante. Está sem freio”, mostra o inspetor de segurança viária Valmir dos Anjos.
O motorista diz que ainda não tinha visto o problema.
“Estrada de chão, barro, chuva, né? Desgasta. É uma ferramenta que está usando todo tempo, e não é toda hora que entra embaixo para ver”, diz o caminhoneiro Aroldo de Souza Ginenez.
Ele foi notificado para corrigir as falhas em 10 dias.
“Ele está seguro para seguir viagem, porém já é um indício de um desgaste além do normal. Então, por segurança, é feita essa notificação, e ele tem que se apresentar após a correção do veículo na PRF”, explica o inspetor da polícia Douglas Nocelli.
A falta ou falha do freio é infração grave. “As multas variam de R$ 103 até R$ 293 quando se trata de equipamentos obrigatórios”, diz Arthur Nogueira, superintendente da PRF.
De janeiro a novembro deste ano, mais de 4 mil veículos de carga que passaram pela BR-163 foram abordados nessas operações. Cinquenta e nove por cento tinham alguma irregularidade e foram retidos pela PRF. Cinquenta e três por cento estavam com problemas nos freios.
“É um problema que a gente realmente tem que trabalhar, tanto na prevenção, como no trabalho aqui de fiscalização, e retirada desse tipo de veículo, principalmente próximo da área crítica”, diz José Márcio da Silva Júnior, chefe da delegacia de Primavera do Leste.
Essas ações ajudaram a reduzir o número de acidentes envolvendo caminhões sem freio no Brasil. Foram 17% a menos no primeiro trimestre deste ano na comparação com o mesmo período do ano passado. O número de mortos caiu 72%.
As operações ajudaram a diminuir em 30% os acidentes provocados por falta de freios na serra esse ano. Segundo a PRF, ações assim refletiram na redução de acidentes envolvendo caminhões sem freio no Brasil.
O caminhoneiro Ostáquio do Carmo Santos tinha uma viagem de mais de 700 km pela frente quando foi parado.
“Isso é a segurança da nossa vida e de quem está na estrada conosco, então tem que se preocupar. Pelo menos dá uma olhada, se vê que já está menor, se vai chegar baixa, andar com segurança. Sempre tem que sair e voltar para casa.”
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