Escadas rolantes e elevadores de estações do metrô estão com defeito após fortes chuvas

As escadas rolantes e os elevadores das estações Samambaia Sul e Guariroba estão sem funcionar desde a forte chuva que causou o fechamento temporário do Metrô do Distrito Federal na quinta-feira (19/12). De acordo com a Companhia do Metropolitano do DF (Metrô-DF), o fechamento ocorreu devido à entrada de água nas estações, causada pelas precipitações intensas.

Sthephany Ferreira, 30 anos, farmacêutica e usuária diária do metrô, comentou sobre os transtornos provocados pela paralisação dos equipamentos após o alagamento. “Acredito que a escada deu problema justamente no dia da chuva intensa. Foi uma chuva rápida, mas muito forte, que acabou surpreendendo todo mundo”, afirmou.

Ela destacou que, desde então, os equipamentos estão fora de funcionamento, prejudicando principalmente idosos e pessoas com deficiência. “Eles deveriam estar preparados para essas situações. Não dá para protelar tanto a manutenção, porque dificulta bastante o acesso de quem mais precisa”, criticou.

Sthephany reforçou que a demora na resolução do problema é frustrante, já que os usuários esperam que o metrô tenha infraestrutura para suportar intempéries. “A gente espera que o metrô esteja preparado para lidar com isso. Não deveria acontecer um alagamento assim, e agora estamos esperando por soluções”, concluiu.

Rubenaldo Freitas, morador de Samambaia Sul há mais de 30 anos, também relatou as dificuldades enfrentadas pelos passageiros. “Acho que foi uma das primeiras vezes que vi algo assim acontecer. Foi uma chuva muito forte”, comentou. Usuário diário do metrô, ele espera uma solução rápida para o problema.

“Pagamos impostos e esperamos que as coisas funcionem. Há uma semana que as escadas estão paradas”, destacou Rubenaldo. Para ele, a falta de manutenção prejudica especialmente pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. “Isso faz muita falta. Tem muita gente com dificuldade para acessar as escadas, e a gente vê de perto essas situações todos os dias”, finalizou.

Esclarecimentos do Metrô-DF

Em nota, o Metrô-DF informou que a estação Samambaia Sul sofreu um alagamento recente, que inundou os fossos das escadas rolantes e dos elevadores. Os equipamentos e placas eletrônicas foram afetados e estão passando por recuperação para restabelecimento o mais rápido possível. Ainda segundo a companhia, os equipamentos estavam em pleno funcionamento antes das inundações.

O Metrô-DF possui contrato de manutenção com a OTIS Elevadores Ltda., empresa líder mundial no setor. A companhia está à frente da recuperação dos equipamentos, avaliando a extensão dos danos, o tempo necessário para o restabelecimento e os custos envolvidos. A previsão é de que tudo seja normalizado em até 15 dias, dependendo da necessidade de reposição de peças.

Outras estações afetadas

Ainda de acordo com o Metrô-DF, outras estações enfrentam problemas, frequentemente devido a atos de vandalismo. Além da estação Samambaia Sul, há equipamentos parados em Centro Metropolitano, Guariroba e 108 Sul, totalizando nove unidades fora de operação. Todos os casos estão sendo tratados pela empresa responsável para normalizar os serviços.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.