Cooperação em foco: mostra pedagógica de 14 escolas de Goiás encanta comunidades

O Programa A União Faz a Vida, promovido pela Sicredi Planalto Central, encerrou suas atividades de 2024 com Mostras Pedagógicas realizadas em novembro, envolvendo 14 escolas de Goiás. Os eventos celebraram os resultados de um ano repleto de projetos educativos que impactaram cerca de 2 mil alunos e mobilizaram mais de 140 profissionais da educação nos municípios de Cristalina, Campo Alegre, Ipameri, Mambaí e Posse.

Criado para promover os valores de cooperação e cidadania, o programa é um dos pilares do compromisso da Sicredi com a construção de uma sociedade mais próspera. Desde 2014, a Sicredi Planalto Central implementa o projeto, iniciando suas ações em Ipameri e expandindo para outras comunidades. “Nosso objetivo sempre foi semear a cultura do cooperativismo e gerar impacto positivo nas comunidades onde atuamos”, afirmou Carmo Spies, presidente da Sicredi Planalto Central.

As Mostras Pedagógicas, realizadas ao final de cada ciclo anual, destacam o aprendizado colaborativo em exposições que envolvem alunos, professores, pais e membros da comunidade. Segundo Amanda Wolschick, coordenadora de Cooperativismo da Sicredi Planalto Central, os eventos são uma celebração do aprendizado e da transformação. “É um momento de união, em que todos os protagonistas da educação – alunos, professores, famílias e a comunidade – se reúnem para construir um futuro melhor por meio da educação.”

Com foco no aprendizado crítico e consciente, o programa contribuiu para o desenvolvimento de habilidades de comunicação, expressão pessoal e trabalho em equipe dos estudantes. Além disso, reforçou os laços entre escola, família e sociedade, promovendo integração e reconhecimento coletivo.

Desde sua criação, há quase 30 anos, o Programa A União Faz a Vida tem transformado a educação em todo o Brasil, alcançando atualmente 4,7 milhões de crianças e adolescentes, 230 mil educadores e mais de 4.400 escolas em 15 estados. Em Goiás, os resultados deste ano reafirmam o papel fundamental do cooperativismo na construção de uma sociedade mais justa e participativa.

Com Mostras Pedagógicas emocionantes e projetos inovadores, o programa encerra 2024 celebrando a força do trabalho coletivo e apontando para um futuro promissor na educação brasileira.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.