Transporte, saúde e comércio: como ficam os horários no fim do ano

esplanada

Com as festas de fim de ano, o funcionamento e atendimento de alguns órgãos sofrem alterações devido às comemorações do período. Em alguns setores como o de saúde, transporte, segurança e comércio, as mudanças já foram feitas antes do Natal e seguem até o feriado do Ano Novo. O Jornal de Brasília reuniu os horários em uma só reportagem para que todos os brasilienses saibam quais serviços podem ou não procurar.

Os ônibus do sistema de transporte público do Distrito Federal vão ter reforço de viagens na véspera do Ano Novo – assim como ocorreu na véspera deste Natal – para acompanhar o horário de fechamento do comércio. O objetivo é que todos os trabalhadores e pessoas possam seguir para seus destinos com tranquilidade. No dia 1º de janeiro de 2025 o transporte segue os horários de domingos e feriados.

Também haverá reforço no transporte para eventos culturais que ocorrerão entre os dias 27 de dezembro e 1º de janeiro nas regiões de Ceilândia, Planaltina, Torre de TV Digital, Torre de TV e Parque da Cidade. A linha 103.1 será reativada para o período de 30 de dezembro a 1º de janeiro de 2025. O ônibus sairá da Rodoviária do Plano Piloto às 14h, vai até o Pontão do Lago Sul e retorna pela praia da Praça dos Orixás.

Segundo as informações da Secretaria de Transporte e Mobilidade do Distrito Federal (Semob-DF), as viagens serão oferecidas até às 2h no dia 31 de dezembro e até às 4h no dia 1º de janeiro de 2025, quando se encerram as festas de fim de ano. Todos os horários e itinerários dos ônibus podem ser conferidos no site dfnoponto.semob.df.gov.br. O Metrô-DF funciona no dia 31, das 5h30 às 20h e no dia 1º, das 7h às 19h.

Nos serviços de saúde, também haverá alteração. Segundo a Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF), a vacinação no dia 31 de dezembro funciona até as 12h. Não houve vacinação no dia 25 de dezembro e não haverá no dia 1º de janeiro. As Unidades Básicas de Saúde (UBSs), funcionam da mesma forma, permanecendo fechadas no dia 1º de janeiro. Os ambulatórios e policlínicas também fecham no feriado, mas funciona no dia 31 até as 14h.

As Farmácias de Alto Custo funcionam no dia 31 de dezembro até as 14h. Já os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) do tipo III e os Centros de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas (CAPS AD) acolhem todos os dias, 24h. Os demais também abrirão apenas até as 14h do dia 31. O serviço de urgência odontológica funcionará sem interrupções no Hospital Regional da Asa Norte (HRAN). 

No Hospital Regional de Taguatinga (HRT), as equipes de saúde bucal atenderão apenas no sábado (28) e no domingo (29), das 7h às 19h. No Hospital Regional do Gama (HRG), o serviço funciona de segunda à sexta, de 19h à 1h e no sábado e domingo, de 7h à 1h, com exceção do dia 29 de dezembro. O Samu atende 24 horas por dia, todos os dias, pelo telefone 192, assim como as emergências dos hospitais e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).

Em comunicado, a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Distrito Federal (Fecomércio-DF) informou que as empresas inorganizadas ou ligadas a sindicatos funcionarão somente até as 18h do dia 31 de dezembro. Todas estarão fechadas no dia 1º de janeiro, conforme estipula a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) firmada entre as entidades patronais e laborais do setor. 

As empresas de sistemas eletrônicos de segurança e os supermercados deverão encerrar suas atividades até as 17h e 20h, respectivamente, na véspera do ano novo. Os empreendimentos do setor de bares e restaurantes podem funcionar durante a madrugada do dia 31 de dezembro, para atender a demanda das festas da virada. No dia 1º, eles têm permissão para funcionamento, mas alguns estarão fechados.  

Todas as farmácias do Distrito Federal têm autorização para funcionar em horário livre, durante todos os dias do ano, sendo que apenas 10% delas trabalham em regime de plantão 24h. Segundo a Fecomércio, nos dias 31 de dezembro e 1º de janeiro de 2025, a maioria funciona até as 18h, permanecendo aberta as unidades que ficam de plantão. As feiras funcionam normalmente no dia 31 e fecham no dia 1º. 

Na área da segurança pública, o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CMBDF) trabalha em regime 24 horas, sem interrupção, assim como as delegacias da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF). A Polícia Militar funcionará normalmente no dia 31 e no dia 1º de janeiro, com reforço de policiais em escala extra nas ruas. A Defesa Civil terá expediente administrativo até as 14h do dia 31, após esse horário, fará regime de plantão.

A Neoenergia informou que o funcionamento dos pontos de atendimento presencial será das 8h às 14h na véspera do feriado de Ano Novo, como ocorreu no Natal. Os clientes podem ainda acessar o atendimento da Neoenergia Brasília para serviços comerciais e para o plantão emergencial, disponível 24h no WhatsApp (61) 3465-9318, no aplicativo Neoenergia Brasília, na Agência Virtual disponível no site (neoenergiabrasilia.com.br) e pelo telefone 116. 

Na Caesb, o expediente presencial será das 8h às 14h no dia 31 de dezembro. No dia 1º de janeiro, em razão do feriado, não haverá expediente, mas as equipes de manutenção seguem trabalhando em regime de plantão. Não haverá atendimento nos postos do Na Hora. O atendimento remoto, Agência Virtual, App, Site e telefone 115 funcionam ininterruptamente. Os restaurantes comunitários fecham no dia 31 de dezembro e reabrem no dia 2 de janeiro.

No dia 31 de dezembro, a partir das 14h, será ponto facultativo no Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF). Em 1° janeiro, definido como feriado nacional, todas as unidades do Detran-DF estarão fechadas. Nesta data, as equipes de fiscalização e engenharia de trânsito atuarão em escala especial de trabalho. O Detran informa que em 1º de janeiro haverá o funcionamento normal da Rua do Lazer na avenida W3 Sul e no Paranoá.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.