Vereador eleito é solto menos de 48 horas depois de matar idoso atropelado em calçada e tentar fugir após o acidente


Segundo B.O., Kenny do Cartório (MDB) estava dirigindo embriagado e foi preso em flagrante no sábado (21). Defesa dele disse que não vai se manifestar sobre o caso. Vereador eleito é preso após atropelar e matar idoso em calçada no PR
Kenny Rogers Gonçalves Anacleto, vereador eleito em Guarapuava, na região central do Paraná, foi solto nesta segunda-feira (23), menos de 48 horas depois de ser preso por dirigir embriagado, atropelar e matar um idoso que caminhava na calçada de uma avenida da cidade, segundo consta no boletim da ocorrência (B.O.).
Uma câmera de segurança que fica próxima ao local registrou o acidente. As imagens mostram que, após atropelar o idoso, o carro atingiu um barranco e capotou. Assista acima.
✅ Siga o canal do g1 PR no WhatsApp
✅ Siga o canal do g1 PR no Telegram
O alvará de soltura foi expedido após ele pagar fiança de 15 salários mínimos – o equivalente a R$ 21.180.
A Justiça também determinou algumas medidas cautelares, como proibição de acesso a bares e toque de recolher das 20h às 6h em dias de semana e em período integral nos feriados e finais de semana.
Kenny também está proibido de sair da cidade por mais de oito dias sem autorização prévia e teve o direito de dirigir suspenso enquanto durar o processo.
Kenny do Cartório (MDB) estava dirigindo carro que atropelou e matou idoso, segundo polícia
TSE e Samu
O vereador eleito foi preso no sábado (21) por dois delegados que estavam de folga e passaram pelo local do acidente logo depois de ele acontecer.
Segundo o relato da polícia, Kenny do Cartório (MDB), nome pelo qual ele foi eleito para a gestão de 2025 a 2028 na Câmara Municipal, estava dirigindo embriagado e tentou fugir do local do acidente em outro carro. Saiba mais abaixo.
A vítima foi identificada como José Maceno de Almeida, de 82 anos. Ele não resistiu aos ferimentos e morreu no local.
José Maceno de Almeida tinha 82 anos
Cedida pela família
Em depoimento à polícia, Kenny optou por manter-se em silêncio e, ao g1, a defesa dele disse que não vai se manifestar sobre o caso e aguarda a finalização do inquérito.
O g1 também entrou em contato com o representante municipal do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) e aguarda resposta.
Leia também:
Veja imagens: Coxinha explode ao ser tirada de panela com óleo quente e homem sofre queimaduras no rosto: ‘Graças a Deus não pegou no olho’
Oportunidades: Câmara de Guarapuava abre concurso público com 11 vagas e salários que chegam até R$ 12,8 mil; veja como se inscrever
Crime: Defensora dos direitos humanos é assassinada a tiros na frente de casa no Paraná
Tentativa de fuga
O caso aconteceu no final da tarde de sábado (21), por volta das 18h30, na Avenida Vereador Rubem Siqueira Ribas.
Segundo relato da PM, dois delegados da Polícia Civil que estavam de folga passaram pelo local do acidente e viram o veículo capotado na pista e o idoso caído no chão.
“Um homem, com vestes desarrumadas e sinais de sujeira, foi visto entrando em outro veículo próximo ao local do acidente, aparentando ser o motorista do carro capotado e tentando fugir”, complementa o relatório.
Acidente aconteceu no final da tarde de sábado (21)
Samu
O veículo em que ele entrou para tentar sair do local, aponta o B.O., era dirigido pela vereadora Beatriz Aparecida Gonçalves, reeleita sob o nome de Professora Bia. Ela alega que estava passando pelo local, viu o acidente e parou para acionar socorro, e na sequência viu Kenny correndo em direção a ela. A mulher foi ouvida e liberada pela Polícia Civil.
Segundo a corporação, inicialmente ela foi investigada por “possível envolvimento na fuga”, mas não foram encontrados indícios suficientes para autuação.
“A apuração revelou que ela não sabia quem era o motorista e estava ligando para o 190 para pedir auxílio no momento da abordagem”, diz a nota da Polícia Civil.
Kenny foi preso em flagrante por homicídio culposo na direção de veículo automotor, “qualificado pela ingestão de bebida alcoólica, omissão de socorro e evasão do local do acidente”, segundo o B.O.
O boletim da ocorrência também afirma que, no momento da abordagem, ele confirmou ser o motorista do veículo que atropelou o idoso e assumiu ter ingerido bebida alcoólica, “motivo pelo qual estaria se evadindo do local do acidente”.
Segundo a Polícia Militar (PM), Kenny também estava com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) cassada.
Quem é o vereador preso
Kenny do Cartório (MDB)
TSE
Kenny Rogers Gonçalves Anacleto tem 33 anos e, segundo informações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), possui ensino médio completo, é empresário e casado.
Ele concorreu ao cargo de vereador de Guarapuava pelo Republicanos em 2020, quando recebeu 638 votos e ficou como suplente. Em 2024, se candidatou pelo MDB e se elegeu com 1.294 votos.
Kenny do Cartório, como se identifica nas urnas, foi diplomado no dia 16 de dezembro para assumir o cargo no Legislativo Municipal a partir de janeiro de 2025.
VÍDEOS: Mais assistidos do g1 Paraná
Leia mais notícias em g1 Campos Gerais e Sul
Adicionar aos favoritos o Link permanente.