Mais de 200 feridos: sobe para 5 o número de mortos em ataque no mercado de Natal na Alemanha

Sobe para cinco o número de mortes no ataque em mercado de Natal na Alemanha, que deixou mais de 200 feridos na última sexta-feira (20). Um médico saudita de 50 anos, em uma BMW preta, avançou por cerca de 400 metros contra uma multidão, que fazia compras de fim de ano em Magdeburg, no leste do país.

Ataque em mercado de Natal na Alemanha deixou mais de 200 feridos

Número de mortos em ataque em mercado de Natal na Alemanha subiu para cinco – Foto: Filip Singer/EPA

A tragédia chocou a região de Saxônia-Anhalt, com autoridades descrevendo o incidente como “uma dimensão inimaginável”. O responsável pelo ataque, identificado como Taleb A., um médico saudita de 50 anos, foi preso no local.

De acordo com o chefe do governo estadual, Reiner Haseloff, o suspeito agiu sozinho, e suas motivações permanecem sob análise. “Perdemos cinco vidas. E há mais de 200 feridos, vários em estado grave e muito grave”, declarou Haseloff, acrescentando que o ataque foi deliberado.

Médico tinha histórico de 'islamofobia' nas redes sociais

Médico saudita de 50 anos é o autor do atentado – Foto: Alle Rechte vorbehalten/DPA

Autor de ataque em mercado de Natal na Alemanha tinha histórico de ‘islamofobia’ em redes sociais

O ministro do Interior da Alemanha, Nancy Faeser, informou que Taleb A. era conhecido por suas opiniões islamofóbicas. Nas redes sociais, o médico publicava críticas à política migratória alemã, acusando o governo de promover a “islamização da Europa”.

Apesar disso, ele não possuía histórico criminal ligado ao islamismo, e as autoridades descartaram a possibilidade de terrorismo. O chanceler Olaf Scholz esteve no local do ataque neste sábado (21) e reforçou a necessidade de união no país. “É importante que permaneçamos unidos como país e que conversemos uns com os outros”, disse Scholz.

Scholz prometeu combater “aqueles que querem semear o ódio” e ofereceu apoio às famílias das vítimas e aos feridos no atropelamento. As investigações continuam para entender a motivação do ataque em mercado de Natal na Alemanha.

Veja o momento do ataque


Carro invade mercado de natal – Vídeo: Reprodução/RIC/ND

Adicionar aos favoritos o Link permanente.