Após viajar até os EUA em caminhonete com ‘cãotor’, influenciador inicia volta ao Brasil em cima de mulas


Junto do cachorro Bastião e de um berrante, Pedro Henrique Biondo Matias, natural de Orindiúva (SP), planeja chegar em território nacional em agosto de 2026. Depois de viajar até os EUA com caminhonete, influenciador retorna ao Brasil em mulas
Depois de viajar até os Estados Unidos em uma caminhonete, um influenciador digital de Orindiúva, interior de São Paulo, iniciou a volta para o Brasil em cima de mulas cargueiras. Junto do cachorro Bastião e de um berrante, o aventureiro planeja chegar em território nacional em agosto de 2026.
📲 Participe do canal do g1 Rio Preto e Araçatuba no WhatsApp
Três Américas, 16 países, 32 estados dos EUA, e 40 mil km rodados desde que saíram do Brasil: acompanhado do melhor amigo, que ficou famoso por fazer um dueto com a cantora Ana Castela, Pedro Henrique Biondo Matias realizou o sonho de conhecer as Américas e difundir a cultura do berrante e dos peões.
Ao g1, o agora influenciador digital, que compartilha a rotina – e os perrengues – com os seguidores, conta que o sonho de fazer a viagem de volta para casa em cima das mulas, que foram doadas, é uma forma de honrar e homenagear as tradições dos antigos peões. Até a última atualização desta reportagem, o aventureiro está em Cienega de Flores, no México.
Pedro partiu do Texas no dia 7 de outubro deste ano. A intenção é chegar no Brasil na segunda semana de agosto de 2026 para a Festa do Peão de Barretos, na qual Pedro costuma participar do concurso de berrante e é tetra campeão.
Influenciador de Orindiúva que viajou até os EUA inicia volta para o Brasil em mulas
🐎 Preparação
Pedro Henrique, de Orindiúva (SP), iniciou a volta para o Brasil sobre lombo de mulas
Pedro Henrique Biondo Matias/Arquivo pessoal
Para que o trajeto ocorra de forma tranquila, o “Berranteiro das Américas”, como se autointitula, passou 50 dias amansando as mulas e treinando Bastião para subir em cima delas. Isso porque, segundo ele, as estradas costumam ser hostis aos cavaleiros.
“A gente nunca sabe quem vai cruzar o nosso caminho, o que vem à frente ou os imprevistos que vamos achar. Mas, está sendo muito gratificante, as pessoas que encontramos na estrada, mesmo sem conhecer, acabam ajudando”, comenta Pedro.
Pedro Henrique, de Orindiúva (SP), iniciou a volta para o Brasil sobre lombo de mulas
Pedro Henrique Biondo Matias/Arquivo pessoal
As mulas, chamadas Ada e Oklahoma em homenagem ao estado de origem, são animais, segundo ele, resistentes a caminhadas de longas distâncias, sendo que a dureza de seus cascos é comparável ao marfim. Por isso, consegue fazer 30 quilômetros por dia sobre o lombo delas.
Para garantir a segurança e integridade física dos animais, Pedro conta com a ajuda de um amigo brasileiro que é médico veterinário. De acordo com ele, o companheiro segue o caminho dirigindo uma caminhonete, com suprimentos, água e medicamentos.
Após a viagem, uma das mulas vai ser doada para o Hospital do Câncer de Barretos (SP).
🐾 Pé – e patas – na estrada
De Orindiúva (SP), Pedro Henrique levou o cão Bastião para uma aventura nos EUA
Pedro Henrique Biondo Matias/Arquivo pessoal
De altos e baixos, a viagem também está sendo marcada por momentos de tensão. O principal deles, conforme Pedro, foram as “eternas” 15 horas sem o Bastião. Isso porque, no dia 6 de novembro deste ano, o cachorro desapareceu.
Depois de intensas buscas, o homem foi surpreendido de madrugada, quando o amigo apareceu na propriedade onde o tutor estava passando a noite. Sem conseguir dormir devido à ansiedade, Pedro lembra que sentiu alívio ao ver Bastião.
Pedro Henrique, conhecido como ‘Berranteiro das Américas’, viaja de volta ao Brasil em cima de mula
Pedro Henrique Biondo Matias/Arquivo pessoal
Outros problemas envolvem encontrar um local adequado para descansar durante a noite. “A gente não tem perspectiva de dormir, todo dia é uma surpresa nova. A gente não sabe se vai arrumar alguma propriedade para dormir, na beira da rodovia, no meio do mato”, descreve Pedro.
Por outro lado, vivem experiências inesquecíveis. Em cada parada, ele compartilha a riqueza da tradição dos peões de boiadeiro, uma vez que quer resgatar a cultura e registrá-la em livros.
“Quero promover a cultura dos peões de boiadeiro, pelo mundo dos muares, usados desde os tropeiros antigamente. Quero escrever livros para os meus filhos e netos, usar a minha memória”, finaliza o influenciador.
🐶 ‘Cãotor’
Ana Castela comove a web ao postar vídeo cantando dueto com ‘cãotor’ de Orindiúva
O “cãopanheiro” de viagem inicialmente não fazia parte do projeto. Um amigo incentivou Pedro Henrique a não viajar sozinho e o apresentou o Bastião, um border collie cheio de energia.
O cachorro foi adotado do canil aos dois meses, quando ele já pensava em iniciar a viagem pelas Américas com uma “pata amiga”. Hoje, o animal tem pouco mais de dois anos.
‘Cãotor’ de Orindiúva que fez dueto com Ana Castela tem o dom da música
Bastião, inclusive, faz sucesso no universo sertanejo quando o tutor publica os vídeos dele “cantando”. Um deles, por exemplo, mostra o cachorro dormindo, quando Pedro coloca uma das músicas favoritas dele.
Ao ouvir o som, Bastião se levanta e começa a mostrar o dom com a cantoria. O vídeo já soma mais de 11 milhões de visualizações (assista acima). No início de março deste ano, Bastião ficou famoso na web depois que Ana Castela postou um vídeo fazendo um dueto com o “cãotor”.
Pedro Henrique Matias (à direita), Bastião (ao centro) e Ana Castela (à esquerda)
Pedro Henrique Matias/Arquivo pessoal
Esse encontro só foi possível porque Pedro Henrique e o parceiro de quatro patas encontraram a cantora na Colômbia. Então, a “Boiadeira” não perdeu a oportunidade de surpreender os fãs cantando “Solteiro Forçado” com o cão.
No vídeo, Ana Castela aparece cantando, enquanto Bastião, que está no colo dela, uiva nas partes em que a cantora faria a melodia. Na legenda, ela escreveu: “Pra mim foi eleito o melhor vídeo de 2024 e nada tira da minha cabeça”.
Veja mais notícias da região no g1 Rio Preto e Araçatuba.
VÍDEOS: confira as reportagens da TV TEM
Adicionar aos favoritos o Link permanente.