O River Plate como líder do ranking da Conmebol é um completo disparate

galo x river

Se há uma coisa difícil de compreender no mundo do futebol são os rankings organizados por algumas confederações e entidades. Veja, por exemplo, que a Conmebol anunciou recentemente o ranking que será utilizado para a definição dos potes no sorteio da Copa Libertadores e da Copa Sul-Americana de 2025. E, com essa atualização, o Palmeiras, que foi eliminado nas oitavas de final este ano, perdeu a primeira posição para o River Plate, agora líder, portanto, considerado o time mais vencedor do continente Sul-Americano.

No novo ranking, o Flamengo se mantém na quarta colocação, enquanto o Atlético-MG avançou do 14º para o 7º lugar. O São Paulo também subiu uma posição, ocupando agora o oitavo lugar, e o Fluminense melhorou sua posição em duas colocações, ficando em décimo. O Botafogo, atual campeão da Libertadores, teve um salto significativo, passando da 49ª para a 21ª posição.

Mas nada (absolutamente, nada!) pode justificar o River Plate na liderança. Isso porque o River foi campeão pela última vez em 2018, e, depois disso, os brasileiros enfileiraram conquistas até a do começo deste mês de dezembro, alcançada pelo Botafogo, após um duelo épico com o Atlético-MG.

E você se recorda ainda que este ano eles foram esmagados pelo Galo (3×0), e no ano passado pelo Fluminense (5×1). Essa forçação de barra para colocar o River no topo da lista é o que podemos chamar de “cair pra cima”. Só pode.

Mas a Conmebol, sabe-se lá por qual razão, disse o River “é o maior”, estando à frente de Palmeiras e Flamengo – cada um com dois títulos recentes na Libertadores da América. Então, tá.

O top-30 da Conmebol

1º – River Plate-ARG

2º – Palmeiras

3º – Boca Juniors-ARG

4º – Flamengo

5º – Peñarol-URU

6º – Nacional-URU

7º – Atlético-MG

8º – São Paulo

9º – Athletico-PR

10º – Fluminense

11º – Grêmio

12º – Racing-ARG

13º – Olimpia-PAR

14º – LDU-EQU

15º – Internacional

16º – Libertad-PAR

17º – Independiente del Valle-EQU

18º – Corinthians

19º – Santos

20º – San Lorenzo-ARG

21º – Botafogo

22º – Independiente-ARG

23º – Colo Colo-CHI

24º – Estudiantes-ARG

25º – Barcelona-EQU

26º – Cruzeiro

27º – Bolívar-BOL

28º – Atlético Nacional-COL

29º – Vélez Sarsfield-ARG

30º – Lanús-ARG

Acompanhe as atualizações da coluna “Futebol Etc” nas redes sociais, no Twitter e também no Instagram. Mande sugestões para a coluna pelo email [email protected]

Adicionar aos favoritos o Link permanente.