Lira indica a aliados que governo precisa de reforma ministerial para manter governabilidade

Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados 

A aliados, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), tem indicado que o governo do presidente Luiz Inácio Lula precisa de uma reforma ministerial em 2025. Atualmente, os partidos considerados de “centro” já possuem espaço na Esplanada, sendo União Brasil (3 ministérios), PP (1 ministério), Republicanos (1 ministério) e PSD (3 ministérios).

O deputado alagoano tem dito a interlocutores, por exemplo, que o PT de Lula, que tem dez ministérios na Esplanada, possui apenas 12% dos votos no Congresso Nacional. Além disso, que o governo precisa dar algumas sinalizações em 2025 e se organizar.

Na avaliação de Lira a aliados, o governo estaria “descompensado” com a própria gestão e com alguns partidos. Além disso, que algumas legendas, que apoiam o governo, se sentem “desprestigiadas” e outros partidos seriam prestigiados, mas não apoiariam de fato a gestão.

Lira ainda avaliou a interlocutores que o “fogo brando” dentro do governo tem que acabar. Atualmente, a Esplanada conta com 39 ministérios.

Para aliados, Lira indicou ainda que o presidente Lula precisa conversar mais com os deputados, pois, neste terceiro mandato, o petista estaria recebendo menos parlamentares do que no governo da ex-presidente Dilma, menos ainda se comparado a gestão de Jair Bolsonaro e “infinitamente menos” do que na gestão de Michel Temer.

Fonte: R7

The post Lira indica a aliados que governo precisa de reforma ministerial para manter governabilidade appeared first on Blog do BG.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.