Investigadores apuram se carreta envolvida em acidente com equipe de remo poderia estar com problemas no sistema de freio


O Fantástico deste domingo (27) teve acesso com exclusividade a imagens e depoimentos que revelaram problemas mecânicos na carreta envolvida no acidente com equipe de remo. Investigadores apuram se carreta envolvida em acidente com equipe de remo poderia estar com problemas no sistema de freio
O Fantástico deste domingo (27) teve acesso com exclusividade a imagens e depoimentos que revelaram problemas mecânicos na carreta envolvida no acidente com equipe de remo.
Os peritos ainda não concluíram os laudos, mas a reportagem apurou que os investigadores trabalham com a informação de que dos 10 sistemas de freio da carreira, apenas um estaria funcionando normalmente. Quatro, estariam com “meia vida”, e os outros cinco não funcionavam.
O dono do caminhão, Heloide Longaray, disse à polícia que os freios foram revisados no mês passado.
“O veículo estava funcionando bem, está funcionando tudo tranquilo, eu gosto de estar em dia”, diz.
“Caso fique comprovado que ele deixou de adotar a manutenção preventiva do veículo e sabia da condição que o veículo se encontrava, ele também poderá, sim, ser responsabilizado criminalmente”, ressalta o delegado.
Motorista afirma que caminhão perdeu o freio
O motorista da carreta, Nicolas de Lima Pinto, de 30 anos, conta que perdeu o controle do veículo na descida da Serra do Garuva.
“Meu caminhão ficou sem freio. Tentei ligar o freio motor, não segurou, o caminhão se apagou. Tentei engatar, fazer pegar no tranco, não pegou, e foi isso que aconteceu. Infelizmente eu bati num carro, numa van”, diz.
Na região cheia de curvas da BR-376, em Guaratuba, Paraná, o limite de velocidade é de 60 km/h. Apurações preliminares da polícia apontam que, na hora da batida, às 21h39 do último domingo, sob chuva e neblina, o caminhão passava dos 100km/h.
Depois da colisão, o motorista passou no teste do bafômetro e se dispôs a fazer um exame toxicológico.
Acidente equipe de remo
Reprodução/TV Globo
Problemas mecânicos recorrentes
Segundo a polícia, na sexta à noite, o caminhão ficou sem combustível na estrada, ainda no estado de São Paulo. No sábado de manhã, já no Paraná, o problema foi na embreagem. Nicolas foi rebocado e acionou o dono do caminhão. O profissional chegou a substituir a embreagem, mas deixou o posto de combustíveis antes de concluir o serviço em razão de um problema na caixa de câmbio.
Somente no dia seguinte, um outro mecânico da região, apelidado de Bino, foi terminar o reparo. Já era noite de domingo quando Nicolas seguiu viagem, mas só andou um quilômetro e parou de novo. Ele foi até o pedágio mais próximo escoltado pela concessionária e reencontrou Bino. Um fio ligado ao sistema de marchas estaria rompido.
“Eu só descasquei e emendei o fio, senão o caminhão nem andava”, afirma Bino.
Uma hora e meia após deixar o pedágio, a carreta bateu na van.
“Eu tenho certeza que foi problema na caixa. Não engatou”, diz Nicolas.
A investigação indica que, dos 10 freios da carreta, apenas um funcionava plenamente, quatro estavam desgastados e cinco não operavam. O dono do caminhão, Heloide Longaray, afirmou à polícia que os freios foram revisados em setembro.
Caminhão envolvido em acidente com equipe de remo estava com falhas mecânicas
Reprodução/TV Globo
O que dizem as defesas
Em nota, a defesa de Nicolas informou que “em todo tempo o motorista dirigia de forma prudente e compatível com a via” e que um “eventual excesso de velocidade deve ser atribuído à falha mecânica que atingiu o sistema de freios do veículo”.
Já a defesa do dono da carreta diz que “todas as normativas para o trânsito e a segurança do veículo foram atendidas”.
Veja a reportagem completa abaixo:
EXCLUSIVO: imagens e depoimentos revelam problemas mecânicos na carreta envolvida no acidente com equipe de remo
Ouça os podcasts do Fantástico
ISSO É FANTÁSTICO
O podcast Isso É Fantástico está disponível no g1, Globoplay, Deezer, Spotify, Google Podcasts, Apple Podcasts e Amazon Music trazendo grandes reportagens, investigações e histórias fascinantes em podcast com o selo de jornalismo do Fantástico: profundidade, contexto e informação. Siga, curta ou assine o Isso É Fantástico no seu tocador de podcasts favorito. Todo domingo tem um episódio novo.
PRAZER, RENATA
O podcast ‘Prazer, Renata’ está disponível no g1, no Globoplay, no Deezer, no Spotify, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, na Amazon Music ou no seu aplicativo favorito. Siga, assine e curta o ‘Prazer, Renata’ na sua plataforma preferida.
BICHOS NA ESCUTA
O podcast ‘Bichos Na Escuta’ está disponível no g1, no Globoplay, no Deezer, no Spotify, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, na Amazon Music ou no seu aplicativo favorito.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.