Jovem escritora transforma a educação financeira de milhares de crianças no Amazonas

A escritora amazonense Malu Lira, de apenas 14 anos, está revolucionando a forma como crianças e jovens aprendem sobre educação financeira no Amazonas. Comandando o projeto de ensino “Malu Finanças na Escola”, a jovem já alcançou mais de 10 mil estudantes em mais de 100 escolas, entre elas 97 públicas de 15 municípios do estado em 2024. A iniciativa combina contação de histórias, jogos e atividades interativas com os estudantes para ensinar conceitos de planejamento financeiro, economia e gestão de recursos.


Com mais de 15 livros publicados, incluindo a série “Contos Milionários”, Malu utiliza suas obras para criar um vínculo direto entre histórias e a mudança que a educação financeira é capaz de fazer na vida de alguém. “Um livro só precisa de uma criança, de sua imaginação e do incentivo certo para fazer a diferença”, afirma a escritora ao defender a transformação e a importância que os livros têm.


O impacto do projeto vai além dos estudantes. Pesquisas realizadas com professores e coordenadores das escolas participantes mostram mudanças significativas no comportamento dos jovens em relação as finanças. Segundo os educadores, os alunos começaram a diferenciar necessidades de desejos e a tomar decisões conscientes sobre gastos diários. “Descrevo como uma ótima ferramenta não só para os alunos como também para nós, educadores, que também precisamos aprender a economizar o que ganhamos”, relata um professor.


Além do alcance nas escolas, o projeto promove ações em eventos comunitários com o “Me conta uma história” e planeja atingir 500 jovens de maneira direta até o fim de 2024. Para garantir a eficácia a longo prazo, a equipe pedagógica da Malu Finanças realiza um monitoramento após a aplicação do projeto com visitas às escolas e aplicação de questionários.


O ano de 2024 chega ao fim marcado por um trabalho transformador, que mudou a forma como milhares de crianças e jovens enxergam e lidam com o dinheiro. Um esforço que não apenas educa, mas também planta as sementes para uma sociedade mais economicamente equilibrada e consciente. E ano que vem, os planos são maiores.


“Em 2025, nosso objetivo é expandir ainda mais o alcance do projeto, levando a educação financeira para novas comunidades e fortalecendo o impacto nas escolas que já atendemos. Queremos ampliar o número de estudantes beneficiados, envolver mais educadores e continuar incentivando as famílias a adotarem práticas conscientes no uso do dinheiro. Acreditamos que a educação financeira é uma ferramenta poderosa para transformar vidas e construir um futuro mais justo e equilibrado para todos”, destaca Malu Lira.

Acompanhe o trabalho da Maria Luiza Lira no Instagram: @malu.financas

Adicionar aos favoritos o Link permanente.