UFSC emite nota sobre polêmica envolvendo Serjão dos Foguetes

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) emitiu nesta quinta-feira (19) uma nota oficial sobre a polêmica envolvendo a declaração do youtuber e geofísico Sérgio Sacani, mais conhecido como Serjão dos Foguetes. Em entrevista a um podcast, Sacani falou que teria tido a mesa “invadida” durante uma palestra na instituição.

Na nota, bem como em posicionamento extra-oficial anteriormente concedido ao SC Todo Dia, a UFSC afirmou que “não houve invasão em qualquer espaço da UFSC durante a realização do evento” do qual participou Sacani.

A universidade reconheceu que estudantes teriam fixado, de forma pacífica, “faixas no palco questionando a abordagem acadêmica e profissional adotado por um dos convidados e a falta de representatividade” da mesa, antes do início da palestra.

Na nota, a UFSC também lamentou a declaração do geofísico, classificando-a como “desrespeitosa” na forma como se referiu à universidade e seus estudantes.

Confira a nota na íntegra:

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), na condição de organizadora da 21ª Semana de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação (Sepex) da UFSC, ocorrida entre 6 e 10 de novembro, vem a público esclarecer que, diferentemente da informação que circula nas redes sociais desde a terça-feira, 17 de dezembro, não houve invasão em qualquer espaço da UFSC durante a realização do evento, o que inclui a mesa de abertura realizada no dia 6 de novembro no Auditório Garapuvu do Centro de Cultura e Eventos, intitulada “Cosmos, Vida na Terra e Saúde Mental: Uma Viagem Científica”, que contou com a participação dos convidados Sérgio Sacani, Eslen Delanogare e da professora Regina Rodrigues.

Antes do evento, estudantes do Centro Acadêmico Livre de Psicologia (CALPSI) afixaram, de forma pacífica, faixas no palco questionando a abordagem acadêmica e profissional adotada por um dos convidados e a falta de representatividade étnica, racial e gênero na composição da mesa. Por compreender a manifestação estudantil como legítima e alinhada à tradição democrática e de pluralidade de ideias próprias do meio universitário, a Comissão Organizadora optou por manter as faixas no local. A atividade transcorreu sem qualquer perturbação, de forma que os convidados não foram hostilizados, constrangidos ou atacados de nenhuma forma.

Lamentamos a forma desrespeitosa com que o Sr. Sérgio Sacani referiu-se à UFSC e seus estudantes em sua participação em podcast. Mesmo submetida a uma forte restrição orçamentária, a UFSC se empenhou em um enorme esforço institucional de valorização da Sepex, que teve na mesa de abertura seu evento de maior visibilidade, com cerca de 2.000 pessoas presentes, além de significativa audiência online e cobertura da imprensa local. No entanto, tal esforço parece não ter logrado êxito em demonstrar ao convidado toda a potência e diversidade da UFSC.

Reforçamos nosso compromisso com a diversidade, com o debate democrático de ideias, com a universidade pública e gratuita, e por isso anunciamos que o Sr. Sérgio Sacani não será mais convidado a participar de atividades organizadas pela Administração Central da UFSC na atual gestão. Assumimos com a Comunidade Universitária o compromisso de seguirmos fortalecendo a Sepex enquanto maior evento institucional e em adotar procedimentos ainda mais criteriosos para seleção de convidados para os próximos anos.

Administração Central da UFSC

The post UFSC emite nota sobre polêmica envolvendo Serjão dos Foguetes appeared first on SCTODODIA.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.