Aeroportos devem ter demanda alta para viagens de fim de ano já nesta sexta (20)

aeroporto guarulhos

FÁBIO PESCARINI
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS)

O sobe e desce de aviões nos principais aeroportos brasileiros deve se intensificar a partir desta sexta-feira (20) por causa das viagens para festas de fim de ano.

Em Congonhas, na zona sul da capital paulista, a previsão é que o maior fluxo de passageiros se concentre nesta sexta e na próxima segunda-feira (23), com cerca de 95 mil lugares oferecidos e mais de 570 movimentações (pousos e decolagens) em cada um dos dois dias.

As datas de menor circulação no período serão 25 e 28 de dezembro. No dia de Natal, estarão disponíveis 67 mil lugares em 410 voos. Já em 28 de dezembro, serão 65 mil em 400 operações.

A Aena, concessionária responsável pela gestão do aeroporto paulistano, tem prevista uma movimentação de 6.942 voos, entre chegadas e partidas, até 2 de janeiro, durante as comemorações de Natal e Ano-Novo.

No total, explica, serão disponibilizados 1.141.273 assentos, considerando embarques e desembarques.

Os números representam aumento de 1% no total de operações e de 5% na capacidade dos aviões, ambos em comparação ao mesmo período anterior.

No Aeroporto Internacional de São Paulo, o maior do país, em Guarulhos (Grande SP), a concessionária GRU Airport, estima que 1,3 milhões de passageiros passarão pelo local de 24 de dezembro a 2 de janeiro de 2025. Essa movimentação é quase 10% superior à do ano passado.

O segundo dia do novo ano deve ser o mais movimentado do período. A expectativa é que circulem 138 mil pessoas neste dia.

O destino nacional mais procurado no aeroporto é Recife, seguido por Porto Alegre e Rio de Janeiro. No exterior, as maiores demandas são para Santiago e Buenos Aires.

O Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), projeta 937 mil pessoas entre os dias 16 de dezembro e 6 de janeiro, com 6.500 operações de aeronaves de passageiros. A concessionária Aeroportos Brasil não faz comparação com o mesmo período anterior.

No Rio de Janeiro, o otimismo é maior. Cerca de 600 mil passageiros devem passar pelo aeroporto internacional do Galeão a partir desta sexta-feira até 2 de janeiro. O volume de viajantes é 13% maior que no mesmo período do ano passado.

Segundo a concessionária RIOgaleão, estão previstos 2.549 voos domésticos e 1.187 internacionais com um total de 3.736 pousos de decolagens, 10% a mais que 2023.

São Paulo, Recife, Salvador, Porto Alegre e Belo Horizonte são os principais destinos domésticos deste fim de ano, enquanto Buenos Aires, Santiago, Paris, Miami e Lisboa estão entre as cidades preferidas dos viajantes internacionais, afirma a empresa, em nota.

No aeroporto Santos Dumont, também no Rio de Janeiro, a estatal Infraero projeta 302 mil passageiros em 2.489 voos programados.

O número de passageiros é 43% maior do que o registrado no período anterior, quando 211 mil pessoas passaram pelo terminal de 22 de dezembro de 2023 a 7 de janeiro de 2024, de acordo com a empresa

A capacidade do terminal do Santos Dumont foi reduzida a 6,5 milhões de viajantes ao ano em 2024. Essa mudança deve ser analisada pelo Ministério de Portos e Aeroportos em 2025.

O entendimento no Rio é de que as restrições em vigor neste ano no Santos Dumont contribuíram para estimular o maior aeroporto da cidade, o Galeão.

O Santos Dumont fica na área central da capital fluminense e só recebe voos nacionais. O Galeão, por sua vez, está localizado na zona norte e recebe rotas nacionais e internacionais.

2 MILHÕES DE PESSOAS

O otimismo na gestão dos aeroportos é jusiticada pelo tradicional Réveillon do Rio, na praia de Copacabana, que nesta virada de ano terá shows de Caetano Veoso, Maria Bethânia, Ivete Sangalo e Anitta. Haverá também um palco gospel.

O show pirotécnico será realizado em três pontos da cidade: Copacabana, com dez balsas; Flamengo com três balsas; e Penha, com a queima de fogos na Igreja da Penha.

A RioTur estima que a cidade deve receber 2 milhões de pessoas e que a lotação dos hotéis chegue a 95% para a virada do ano.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.