Franquias no Distrito Federal crescem 10,4% no faturamento no Terceiro Trimestre de 2024

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O mercado de franquias no Distrito Federal vai encerrar o ano de 2024 com resultados positivos. Segundo dados divulgados pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), foi registrado um faturamento superior a R$ 1,5 bilhão no terceiro trimestre deste ano, representando um crescimento de 10,4% em relação ao mesmo período de 2023. O Jornal de Brasília conversou com alguns franqueados do DF sobre o desenvolvimento desse setor.

De acordo com a ABF, em todo o País, o mercado de franquias brasileiro apresentou um crescimento de 12,1% em sua receita no terceiro trimestre comparado a igual período do ano passado. A instituição também apontou que mesmo com o número de unidades de franquia se mantendo estável, com um leve aumento de 0,6%, o Distrito Federal agora conta com 4.710 operações. O que reforça a maturidade do mercado local, que tem investido em inovações e na diversificação de serviços para atender às demandas dos consumidores.

Quem faz parte dessa estatística, é Valentina Falkenstein, franqueada da Peça Rara Brechó que recentemente abriu uma unidade no Guará e outra no Sudoeste. Além dessas duas, Valentina também é a responsável pela primeira unidade da marca no Rio de Janeiro, na Barra da Tijuca. Tudo isso, depois de trabalhar 12 anos com prefeitos e prefeitas da América Latina com a pauta de sustentabilidade.

Uma pauta que ela trouxe para o empreendedorismo, quando resolveu ser franqueada, ao adquirir uma franquia no segmento de moda circular. Ela conta que levar a marca brasiliense para o Rio de Janeiro foi desafiador. “A primeira franquia da Peça Rara que eu estive à frente como franqueada, foi no Rio de Janeiro. O que foi desafiador, porque lá a marca não era conhecida”, afirmou. Mas Valentina contou com ninguém mais que a atriz Deborah Secco para ser sócia da loja, o que fez o nome do empreendimento ganhar credibilidade por lá.

Já em 2024, com a inauguração das unidades do Guará e Sudoeste, o sucesso foi imediato. “Nós já sentimos a força da marca no DF”. Na capital federal, as unidades do brechó têm 18 anos e Valentina considera que esse nome seja muito querido pela população que enraizou o conceito de reutilizar as peças de roupa de forma mais consciente, através desta marca. Para Valentina, a perspectiva de crescimento da marca no DF e no Brasil é espalhar esse hábito de consumo sustentável da moda.

Valentina explica que a loja tem dois públicos principais: os clientes que compram peças e os fornecedores. “Quando abrimos a loja do Guará, logo de cara ficamos impactadas com o carinho e apreço pela marca”. O sucesso se repetiu com a abertura da franquia no Sudoeste. “Eu me sinto bem satisfeita com o nosso dia a dia nas lojas e está sendo uma experiência muito boa”.

Wesley Coutinho é o franqueado da iGUi Brasília, uma unidade que foi inaugurada recentemente no Setor de Indústrias e Abastecimento (SIA), com um novo modelo de atendimento ao público de alto padrão na área de construção civil e instalação de piscinas. “Eu já sou franqueado na rede iGUi há pouco mais de 5 anos e venho de Goiás”. Para Wesley, assumir essa franquia no DF foi muito gratificante porque o público de Brasília exige bastante do produto que está sendo entregue. “Mas ao mesmo tempo Brasília também proporciona uma possibilidade muito grande de crescimento, devido a uma renda per capita muito alta e isso nos ajuda bastante com a interação nesses projetos mais arrojados”.

Para Wesley, a perspectiva de crescimento para 2025 é ainda maior do que foi para esse ano. “Nós observamos que o mercado de piscinas em Brasília está num crescimento constante e vem cada vez mais forte”. Além dos engenheiros e arquitetos, Wesley aponta que a franquia também tem sido procurada pelo consumidor final para projetos que envolvem a instalação de piscinas nas suas casas.

Franqueada do Divino Fogão, Rayna Tainara SIlva, 32 anos, sempre teve o sonho de empreender, mas nunca sonhou que seria na área de alimentação. “Costumo brincar dizendo que, para mim, foi um divisor de águas. Eu me encontrei verdadeiramente nesse ramo das franquias, mesmo nunca tendo trabalhado com alimentação anteriormente”. Rayna acredita que no Distrito Federal, o mercado de franquias está em plena expansão e ainda há muito espaço para o crescimento, com oportunidades para franquias de vários setores. Isso sem falar que o setor cresceu 14,8% no último semestre em relação ao mesmo período de 2023, como ela apontou. “Sendo assim, as expectativas para 2025 são as mais altas possíveis, com aumento de faturamento e ainda mais clientes para as minhas duas lojas, no DF Plaza e no Águas Claras Shopping”.

Franchising e empreendedorismo

Eduardo Santinoni, diretor regional da ABF, acredita que o Franchising abarca diversos setores e todas as inovações que acontecem no empreendedorismo e explica que os números positivos do setor são baseados no empreendedorismo assistido, porque ele aponta que franquear é educar. “O Franchising é um empreendedor que teve sucesso, educando vários empreendedores para alcançarem o mesmo sucesso em cima de um modelo que deu certo”. “O resultado disso acaba apresentando esse crescimento para o setor”. Eduardo aponta que entrou para o ramo dessa forma, ao comprar uma franquia e passar de franqueado para franqueador.

O mais legal, como frisa Eduardo, quando se trata de empreendedorismo e o mercado de franquias, é a parte do resultado que indica que o Franchising brasileiro tem em média nove empregos por unidades franqueadas. “A medida que cresce o volume de unidades franqueadas, o emprego vem junto e no caso desse período, houve um crescimento de 3,8% em relação ao ano passado”. Esse valor aponta que no âmbito nacional, o setor de franquias passou de 1,612 milhão para 1,674 milhão de postos formais.

No Distrito Federal, o crescimento foi de 1,2%, totalizando 41.694 empregos gerados diretamente pelo franchising. Eduardo considera que esses números, junto com o crescimento de 10,4% no faturamento e a estabilidade no número de unidades, são indicadores claros de que o Distrito Federal continua sendo um mercado atrativo e dinâmico para as franquias. “Além disso, o aumento na geração de empregos reflete o compromisso do setor em contribuir com o desenvolvimento econômico e social da região”, acrescentou.

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