Cor das unhas pode indicar tumor comprimindo os pulmões, alertam médicos

Um homem de 73 anos teve um diagnóstico curioso após anos convivendo com unhas amareladas, falta de ar e inchaço nas pernas. O que parecia ser um problema estético revelou-se um sinal de tumor comprimindo os pulmões e o coração, de acordo com médicos alemães. As informações são do jornal The Sun.

Unhas amareladas podem ser sinal de alarme para doenças mais graves – Foto: Arquivo Pessoal/ND

Os sintomas persistiram por anos, mas só recentemente ele procurou ajuda médica. Exames de imagem mostraram uma grande quantidade de líquido no pulmão, conhecido como quilotórax, resultado de uma interrupção no sistema linfático, responsável por drenar fluidos do corpo.

Além das unhas amareladas e grossas, ele enfrentava inchaço nas pernas, dificultando a locomoção e falta de ar constante.

Os médicos identificaram um lipoma — um tumor benigno de 7 cm — pressionando o ducto torácico, o principal vaso linfático do corpo. Esse bloqueio impedia a drenagem adequada dos fluidos, fazendo-os se acumular no tórax e nos membros inferiores.

Síndrome das unhas amareladas: o que é?

Unhas amareladas de pessoa

Síndrome das unhas amareladas é uma condição rara que afeta menos de 1 em cada 1 mil pessoas – Foto: iStock/ND

O caso foi relacionado à YNS (síndrome das unhas amareladas), uma condição rara que afeta menos de 1 em cada 1 mil pessoas. Normalmente, a síndrome está associada a:

  • Problemas respiratórios, como bronquite crônica e pneumonia;
  • Acúmulo de líquidos nos pulmões (derrame pleural).

Embora as unhas amareladas sejam, na maioria das vezes, vistas como um problema estético ou sinal de infecções fúngicas, elas podem indicar condições graves, como doenças pulmonares crônicas ou até diabete.

Como as unhas amareladas foram resolvidas

Unhas amareladas do pé

Para resolver o acúmulo de líquidos, os especialistas realizaram uma embolização linfática percutânea, um procedimento minimamente invasivo – Foto: Canva/ND

Para resolver o acúmulo de líquidos, os especialistas realizaram uma embolização linfática percutânea, um procedimento minimamente invasivo. A técnica selou os vasos linfáticos problemáticos, reduzindo significativamente o vazamento de fluidos.

Além disso, o homem foi tratado com:

  • Terapia de compressão e drenagem manual para o inchaço nas pernas;
  • Suplementos de vitamina E e zinco para promover o crescimento saudável das unhas.

Com o tratamento, os sintomas melhoraram: a respiração ficou mais fácil, o inchaço diminuiu e as unhas começaram a apresentar uma recuperação gradual.

Você tem unhas amareladas? O que isso pode revelar sobre a saúde

Especialistas alertam que alterações na cor das unhas podem ser um sinal de problemas internos e não devem ser ignoradas. Veja o que observar:

  • Unhas amareladas: possível infecção fúngica, diabetes ou doenças da tireoide;
  • Unhas pálidas: podem indicar anemia, má circulação ou problemas cardíacos;
  • Unhas azuladas: sinal de falta de oxigênio, associado a doenças pulmonares ou cardíacas;
  • Manchas brancas: geralmente relacionadas a traumas, mas podem indicar deficiência de zinco;
  • Unhas pretas: ligadas a traumas, anemia ou doenças renais.
Unha do pé amarelado

Em caso de unhas amareladas, a saída mais fácil é procurar um médico – Foto: iStock/ND

Conscientização é essencial

O caso, publicado no Journal of Medical Case Reports, é o primeiro conhecido em que unhas amarelas foram diretamente associadas a um tumor. Os especialistas reforçam que mais pesquisas são necessárias para entender completamente a Síndrome das unhas amareladas e melhorar os tratamentos.

Se você notar alterações persistentes nas unhas, procure um médico para avaliação. O diagnóstico precoce pode fazer toda a diferença.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.