Democracia única

Urna eletrônica brasileira
Créditos: Gilnature/iStock

Sinceramente, não sei se há no mundo uma democracia igual à nossa. Somos todos títeres acorrentados à obrigação. Quando deveríamos ser educados para o dever de cidadãos. E o exemplo mais notável e conhecido, mesmo desconhecido, é a obrigatoriedade no voto. Mas o mais grave é que não podemos reclamar. Porque se reclamarmos seremos repreendidos, porque não estamos preparados para o voto facultativo. Claro que não estamos. E por que não nos preparam? É só nos educar. Mas é aí que está o engodo. Se estivéssemos preparados para a liberdade no voto, prejudicaríamos o mundo político que vivemos porque temos. É claro que prejudicaríamos. E é por isso que devemos buscar a solução. E ela está bem aí. É só acreditar e respeitar mais a Educação e nos educarmos para podermos ser cidadãos. Que é quando formos respeitados para votar por dever e não por obrigação.

Vamos acordar e procurar viver um mundo que nos orgulhe de sermos responsáveis por ele. “Varre, varre vassourinha. Varre, varre a bandalheira. O povo já está cansado de sofrer dessa maneira”. Essa foi a musiquinha que o Jânio Quadros usou na sua campanha na eleição para Governador de São Paulo. Décadas já se passaram e pouco coisa mudou. Muita coisa já se varreu, mas a bandalheira continua e as vassourinhas sumiram. Auro Moura Andrade foi pro Senado e a vassoura varreu o Jânio. Afinal foi ele que pediu. Chega de brincadeira e vamos mesmo brincando levar o problema a sério, para que possamos nos orgulhar mais do que já nos orgulha. “Brasil, esse colosso imenso”. Daqui a mais uns dias estaremos iniciando mais um mês de mais um ano a vencermos. Então vãos estar preparados para novas atitudes e ações mais positivas.

Ontem assisti a um programa de televisão que me emocionou, comedidamente, claro. Vendo pela televisão, as ruas do Rio de Janeiro, senti saudade de velhos tempos que vivi caminhando pelas ruas de uma das cidades mais encantadoras do Brasil: Cidade de encantos mil. Durante o programa refleti sobre os primeiros dias em que caminhei pelas ruas de Boa Vista, quarenta anos atrás. Nas caminhadas atuais sinto muito orgulho em ver o crescimento de uma cidade que nos enche de orgulho, pelo seu formato e encanto pela beleza simples e aconchegante. O que faz com que a política local caminhe mais pelas veredas da ilusão. O que dificulta o progresso que deveria estar um pouco mais avançado. Vamos fazer nossa parte como cidadãos iniciantes, exemplos de engrandecimento. Pense nisso.

[email protected]

99121-1460           

O post Democracia única apareceu primeiro em Folh BV.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.