VÍDEO: Em meio à correnteza, criança se arrisca ao atravessar igarapé após passagem improvisada romper no Acre


Ponte improvisada no Igarapé Redenção rompeu na última sexta-feira (13) e, desde então, moradores da Estrada Jarbas Passarinho, em Rio Branco, estão isolados e se arriscando ao atravessar correnteza em cima de troncos de árvores e pedaços de madeira. Momento foi flagrado nesta terça (17). Equipe da Rede Amazônica Acre flagra criança atravessando igarapé em cima de tronco
Uma cena inusitada, flagrada pela equipe da Rede Amazônica Acre na manhã desta terça-feira (17), mostra uma criança se arriscando ao atravessar o Igarapé Redenção, na Estrada Jarbas Passarinho, em Rio Branco, em cima de uma passagem improvisada de madeira. É que o caminho que havia sobre o curso d’água, construído pelos próprios moradores, se rompeu na última sexta-feira (13) e deixou os moradores ilhados. (Veja o vídeo acima)
📲 Participe do canal do g1 AC no WhatsApp
O trecho que rompeu na sexta é referente a um desvio que havia sido feito pela prefeitura para garantir o tráfego enquanto um acesso definitivo não é inaugurado. Na ocasião, os próprios moradores fizeram uma passagem improvisada para garantir o fluxo de pessoas, que cedeu após chuvas.
À Rede Amazônica Acre, o secretário de Infraestrutura e Mobilidade Urbana (Seinfra), Cid Ferreira, disse que a empresa responsável pela construção da ponte de concreto teve que retirar o acesso de madeira antes pois, segundo ele, a construtora disse que atrapalhava a construção. Contudo, devem colocá-la novamente nesta terça.
Também nesta terça, a Defesa Civil Municipal fez uma nova vistoria no Igarapé Redenção, após o nível do igarapé se elevar. “Assim, constatamos que a empresa responsável pela obra atendeu nosso pedido e já iniciou a construção do novo acesso para os pedestres. Continuamos em acompanhamento da situação”, falou.
Menina tenta atravessar igarapé em cima de pedaços de madeira e de troncos na manhã desta terça-feira (17) em Rio Branco
Reprodução/Rede Amazônica Acre
Riscos
Gilberto Severo é idoso, mora na região da estrada Jarbas Passarinho há muitos anos e disse que tem que se arriscar atravessando o igarapé em cima de uma passagem improvisada com tronco de madeira. Na segunda-feira (16), inclusive, o acesso por trapiche que tinham, caiu também. “Eu não tenho transporte, tenho que andar, né? E aí, tenho que vir. Quero que resolvam essa ponte, pra trabalharem nela um pouco mais ligeira”, comentou.
Selma Ferreira mora na região há mais de 30 anos e disse que a situação é crítica, já que os moradores precisam atravessar o percurso para estudar e trabalhar. “Meus netos, meus filhos que moram do lado de lá, precisando dessa travessia, e eu tenho acompanhado aqui desde o início, mas hoje eu vi o sofrimento das pessoas que estão tentando atravessar sem ter uma solução […] se morrer ninguém vai trazer mais de volta, tendo como fazer algo para que venha evitar nesse tipo de situação”, frisou, emocionada.
Adriano Ramos conta que trabalha no Centro da cidade e que perdeu o dia de trabalho por conta do rompimento do acesso. Ele disse ainda que é difícil ver pessoas trabalhando na construção da ponte. “Eu vou dar um jeito de ir em casa, arrumar umas roupas e passar um dia na casa dos meus parentes”, complementou.
Acesso rompe no Igarapé Redenção e moradores se arriscam para atravessar estrada no Acre
Jardel Angelim/Rede Amazônica
Segundo o De Olho na Obra, portal de videomonitoramento das obras disponibilizado pela prefeitura, uma nova ponte está sendo construída com estrutura mista de concreto armado e vigas metálicas sobre o igarapé Redenção e o projeto deve “melhorar a qualidade e a segurança dos usuários da estrada”.
A obra, orçada em mais de R$ 3,6 milhões começou a ser feita em julho de 2024 e a previsão é que seja concluída em janeiro do ano que vem.
*Colaborou o repórter Jardel Angelim, da Rede Amazônica Acre.
Obras para nova ponte sobre o igarapé Redenção estão sendo feitas, quando ponte improvisada rompeu no Acre
Andryo Amaral/Rede Amazônica
VÍDEOS: g1
Adicionar aos favoritos o Link permanente.