Empreender na escola? É isso mesmo!

dsc 7199

No Ceav Jr., as crianças aprendem de maneira experiencial, com vivências que despertam a curiosidade, a reciprocidade social e a inclusão. Tudo isso acontece em um ambiente lúdico, cheio de trocas de saberes, que potencializa a infância e os valores para a formação de cidadãos felizes, empáticos, comunicadores criativos, pensadores críticos e colaboradores, capazes de contribuir, a partir de suas próprias histórias, para um mundo melhor.

Acreditamos que as vivências fora de sala de aula são tão importantes quanto os conhecimentos adquiridos dentro dela. Por isso, durante o semestre, nossos estudantes do Ensino Fundamental I colocaram a criatividade em ação e mostraram à comunidade, em nossa Feira do Empreendedorismo, o projeto de educação financeira do Ceav Jr.. Esse projeto é desenvolvido por meio da metodologia de design thinking, que inclui diversas etapas, como pesquisa, contextualização e prototipação, até chegar à produção de um produto final. No ano letivo de 2024, o foco foi a venda de alimentos típicos de diferentes regiões do Brasil, conectando o tema da Mostra Cultural: “Ceav Jr. – Um giro pelas regiões do Brasil”.

whatsapp image 2024 12 13 at 14.07.37
Foto: Divulgação

Antes de falarmos sobre as produções que tivemos o prazer de apreciar e comprar durante o evento, realizado no dia 5 de outubro de 2024 no Ceav Jr. Jequitibá, em Águas Claras, é importante refletirmos sobre a educação empreendedora na escola. Quando falamos sobre empreendedorismo, muitas vezes pensamos apenas em abrir empresas, certo? Mas a verdade é que empreendedorismo vai muito além da criação de um negócio.

A educação empreendedora envolve o aprendizado de uma série de habilidades e competências que preparam as crianças para qualquer futuro que elas desejem criar, permitindo-lhes protagonismo e explorando suas múltiplas inteligências. Nosso projeto de Educação Financeira no Ensino Fundamental possibilita que, de forma prática, os estudantes ampliem não só seu repertório sobre o mundo globalizado, mas também suas ações empáticas, sustentáveis, responsáveis e autônomas. É na Feira do Empreendedorismo que as crianças têm a oportunidade de colocar em prática todo o planejamento dos projetos e os aprendizados adquiridos ao longo do processo.

whatsapp image 2024 12 13 at 14.07.38
Foto: Divulgação

Na edição de 2024, o que não faltou foi criatividade e animação! As regiões Sul, Norte e Sudeste foram muito bem representadas pelas turmas, que criaram identidades visuais, customizaram uniformes, produziram jingles para suas marcas e venderam produtos. Por exemplo:
• A turma do 1º ano, com a marca “STARFIRST”, vendeu pão de queijo e chocolate quente.
• As turmas do 2º ano, com a marca “Açaí do Estudante”, destacaram-se com a venda de açaí.
• Já as turmas do 3º e 4º anos representaram a região Sul com churrasquinhos, divulgando o slogan: “Sabor Gaúcho – Churrasco com sabor é feito com amor”.

O estudante Bernardo Costa, do 3º ano C – Vespertino, trabalhou com entusiasmo e vendeu muito junto de seus colegas. Segundo sua mãe, Jaqueline:

whatsapp image 2024 12 13 at 14.07.38 (1)
Foto: Divulgação

“Bernardo ficou muito animado ao perceber como o sistema monetário brasileiro evoluiu. Ele descobriu que, atualmente, o Pix é a forma de pagamento mais ágil e fácil de contabilizar no caixa. Ele e os colegas venderam muitos espetinhos de carne, organizaram o fluxo de vendas e atenderam os clientes. Bernardo relata esse dia de trabalho como agitado e divertido, e já está ansioso para a próxima feira!”

O pai de Bernardo, Marco, também compartilhou:

“Meu filho sempre chegava em casa contando como estava o planejamento para a Feira do Empreendedorismo: desde a escolha dos produtos até a busca por fornecedores, cálculo dos valores das mercadorias, organização do espaço e entendimento da matemática financeira. Ele dizia: ‘Vamos ficar ricos! (risos)’. Foi um período de muitas partilhas e até um pouco de nervosismo. Bernardo sempre me perguntava como deveria atender as pessoas e o que fazer caso ficasse nervoso. Foi gratificante vê-lo superar desafios e se dedicar tanto no dia da feira, colocando em prática tudo o que aprendeu.”

whatsapp image 2024 12 13 at 14.07.38 (2)
Foto: Divulgação

Por fim, nossos estudantes da Educação Infantil prepararam uma Mostra Cultural fascinante, cheia de obras de arte e cenários que destacaram as belezas das regiões do Brasil. O evento foi repleto de aprendizado e diversão, homenageando a riqueza cultural do nosso país.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.