Febre do pistache: importações brasileiras triplicaram desde 2022

Importação passou de 350 toneladas para mais de mil em dois anos. Onda verde do pistache triplica importações e aumenta oferta em docerias, mercados e fast-food
As importações brasileiras do pistache triplicaram desde 2022. Foram de 350 para mais de mil toneladas em 2024 – e olha que o ano nem terminou.
Nos doces, nos salgados, até nos cardápios dos restaurantes, gente, o fruto está em todas.
E o que aconteceu pra essa febre tomar conta do país? Tem panetone, torta, croissant, diferentes sabores de sorvete, trufa. Tudo de pistache.
Aprenda a fazer brigadeiro de pistache; veja receita
Esse fruto verde e super nutritivo, originário das áreas montanhosas do Oriente Médio, está em todo lugar. Ainda não é cultivado no Brasil, mas a Embrapa quer começar a plantá-lo no Ceará a partir de 2027.
Os Estados Unidos e o Irã são os maiores produtores do mundo. O consumo do fruto é milenar. Há registros de que havia pés de pistache nos jardins suspensos da Babilônia.
Ouça os podcasts do Fantástico
ISSO É FANTÁSTICO
O podcast Isso É Fantástico está disponível no g1, Globoplay, Deezer, Spotify, Google Podcasts, Apple Podcasts e Amazon Music trazendo grandes reportagens, investigações e histórias fascinantes em podcast com o selo de jornalismo do Fantástico: profundidade, contexto e informação. Siga, curta ou assine o Isso É Fantástico no seu tocador de podcasts favorito. Todo domingo tem um episódio novo.
PRAZER, RENATA
O podcast ‘Prazer, Renata’ está disponível no g1, no Globoplay, no Deezer, no Spotify, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, na Amazon Music ou no seu aplicativo favorito. Siga, assine e curta o ‘Prazer, Renata’ na sua plataforma preferida.
BICHOS NA ESCUTA
O podcast ‘Bichos Na Escuta’ está disponível no g1, no Globoplay, no Deezer, no Spotify, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, na Amazon Music ou no seu aplicativo favorito.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.