Pista clandestina na Terra Indígena Yanomami é destruída em operação

Foto: Comando Conjunto Catrimani II

Uma pista clandestina ligada à mineração ilegal foi destruída durante a Operação de Interdição da pista do Hélio, realizada pelo Comando Conjunto Catrimani II, na Terra Indígena Yanomami (TIY), em Roraima. A pista, utilizada por garimpeiros para o transporte de pessoas, mercadorias e equipamentos, ficava a 250 km da capital Boa Vista.

A ação envolveu a detonação da pista com o uso de explosivos no início do mês. Militares do Exército Brasileiro (EB), transportados por uma aeronave H-60 Black Hawk, da Força Aérea Brasileira (FAB) participaram da interdição.

A operação faz parte de um conjunto de ações voltadas para o combate ao garimpo ilegal, tanto dentro quanto fora da TIY, com o objetivo de desmantelar a infraestrutura que sustenta a mineração clandestina e proteger as comunidades indígenas impactadas.

Integrando esforços de órgãos de Segurança Pública, Agências e Forças Armadas, a Operação Catrimani II foi coordenada em parceria com a Casa de Governo de Roraima. A ação está em conformidade com a Portaria GM-MD N° 1511, que busca adotar medidas preventivas e repressivas contra o garimpo ilegal, crimes transfronteiriços e ambientais na TIY.

O post Pista clandestina na Terra Indígena Yanomami é destruída em operação apareceu primeiro em Folh BV.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.