Como escolher o seminovo ideal?

compra carro seminovo comprador em dúvida
(créditos: iStock/ andreswd)

Existem diversas vantagens em investir em um carro seminovo. A principal delas está no valor, já que um veículo usado custa consideravelmente menos que um 0km. Em muitos casos, é possível encontrar automóveis em condições praticamente novas com um bom desconto, tornando esse mercado de usados bem atrativo.

Por outro lado, é importante saber avaliar bem os veículos para garantir um bom negócio. Existem muitos detalhes que podem passar batido por alguém inexperiente e acabar resultando em grandes prejuízos em médio prazo. A seguir, confira os principais fatores a serem considerados antes de fechar a compra:

Sempre analise o carro pessoalmente

Hoje em dia, é muito comum encontrar carros para comprar pela internet, o que torna todo o processo de pesquisa bem mais prático. Contudo, é indispensável conferir todos os veículos que achar interessante pessoalmente, pois somente através desse contato direto é possível conferir alguns detalhes.

Aqui vale uma atenção extra ao estado da carroceria, pois é possível descobrir se o veículo já passou por alguma manutenção pesada somente pelos seus detalhes. Confira se as portas e o porta-malas fecham com facilidade e passe a mão nos vãos entre as portas e as carrocerias para verificar se o espaçamento está correto.

O estado da pintura também pode indicar reparos que desvalorizam o veículo, então procure buscar por pontos mais ásperos (que ficam mais nítidos em ambientes claros).

Faça um test-drive

Testar o veículo antes de comprar é outro passo fundamental, pois somente assim torna-se possível verificar se ele está funcionando corretamente. Esse será o momento de observar tudo: o desempenho do motor, o tempo de resposta da direção, o alinhamento do automóvel, etc.

Caso os engates do câmbio façam barulho ou apresentem uma certa resistência na hora de trocar a marcha, já serve de sinal de alerta para indicar as verdadeiras condições do veículo.

Verifique a quilometragem

Na compra de carros seminovos, a quilometragem é um dos requisitos básicos. A lógica é simples: quanto menos quilômetros rodados, mais conservado está o veículo. Caso esse número esteja alto, é bem provável que o veículo apresente defeitos com mais frequência, exigindo manutenções regulares e gerando gastos elevados.

Isso pode ser facilmente checado no painel do carro, mas ainda existe a possibilidade de o hodômetro ter sido alterado. Para garantir, observe as condições do volante, da manopla do câmbio e da placa – qualquer sinal de ferrugem é um indício de que o carro rodou muito. O estado dos pneus também entrega: caso estejam muito gastos, é um sinal de que aquele automóvel já acumula aproximadamente 40 mil quilômetros rodados.

Classifolha

No Classifolha você pode consultar as melhores oportunidades de compra e venda da cidade, com as facilidades do mais tradicional classificados de RR.

O post Como escolher o seminovo ideal? apareceu primeiro em Folh BV.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.