Empreendedorismo: como iniciar o próprio negócio durante a graduação


A faculdade é um ambiente propício para começar a empreender, já que estimula o aprendizado e a inovação. Enquanto cursam uma graduação e pensam sobre suas carreiras, alguns universitários consideram trabalhar em empresas privadas, outros planejam prestar concurso público, mas há ainda uma terceira via que pode ser bastante interessante: a de abrir o próprio negócio.
Segundo um relatório da Global Entrepreneurship Monitor (GEM), o Brasil está entre os países mais empreendedores do mundo. E embora a decisão de empreender possa ser tomada em qualquer momento da vida, o fato é que a estrutura de uma instituição universitária pode facilitar bastante o projeto de gestão de um negócio.
5 dicas para se tornar um empreendedor ainda na faculdade
Não abandone os estudos
Desenvolver um negócio capaz de transformar a própria vida e a de outras pessoas é uma jornada que exige bastante determinação e até mesmo algumas abdicações, mas o estudo não deve ser uma delas.
O ideal é conciliar a estruturação do próprio negócio com a graduação, principalmente se o fruto do empreendedorismo estiver relacionado de alguma forma ao curso, possibilitando colocar em prática na própria empresa os insights obtidos em sala de aula.
Use a estrutura da faculdade ao seu favor
Espaços como laboratórios, bibliotecas e salas de reuniões, além de eventos como palestras e workshops podem ajudar seu próprio negócio a ganhar corpo, além de reduzir os custos com o desenvolvimento da marca.
Crie uma rede de contatos
As pessoas que se conhece na sala de aula e nos eventos acadêmicos podem ser parceiros importantes na criação do próprio negócio, incluindo professores, colegas de turma, alunos de outros cursos e profissionais convidados pela faculdade para compartilhar conhecimento. Entre essas pessoas podem estar clientes, fornecedores, mentores, investidores e até mesmo sócios do futuro negócio.
Participe de uma empresa júnior
Dentro da faculdade, o primeiro contato com o mundo dos negócios pode estar em uma empresa júnior, na qual os alunos têm a chance de colocar em prática seus conhecimentos teóricos, entender os desafios de uma organização e ter contato com clientes e fornecedores.
Essa também pode ser uma excelente oportunidade para desenvolver habilidades de empreendedorismo, como liderança, comunicação, trabalho em equipe e negociação.
Busque por financiamento
A falta de recursos financeiros pode ser um dos maiores obstáculos ao começar um negócio. Mas mesmo quem não possui uma reserva financeira ou o apoio de algum investidor também tem a chance de buscar recursos para viabilizar sua empresa.
Uma alternativa é procurar por concursos universitários que premiam ideias de novos negócios, ou então divulgar o projeto de empreendedorismo em plataformas de crowdfunding (financiamento coletivo).
Empreender enquanto estuda é uma decisão desafiadora, mas que pode ser muito valiosa. Ao estruturar seu negócio durante a graduação, você terá a chance de desenvolver habilidades que serão úteis para sua vida profissional, criar uma rede de relacionamentos e construir uma base sólida de conhecimento para transformar uma ideia em um negócio de sucesso.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.