Bastidores do debate da Globo tem vibração de familiares de Boulos e Nunes, e abraço de marqueteiros das duas campanhas no final


Convidados a posar para os fotógrafos antes do início da transmissão, candidatos a prefeito de SP optaram por não trocar o cumprimento cordial, mas se despediram ao final, de forma bastante respeitosa. Guilherme Boulos (PSOL) e Ricardo Nunes (MDB) se cumprimentam ao final do debate da TV Globo nessa sexta-feira (25).
Fabio Tito/g1
Depois de uma campanha tensa e cheia de acusações, o último debate entre os candidatos à Prefeitura de São Paulo, exibido pela TV Globo na noite desta sexta-feira (25), foi cercado de apreensão, exaltação de familiares e alívio entre as equipes de campanha.
✅ Clique aqui para se inscrever no canal do g1 SP no WhatsApp
Os candidatos Ricardo Nunes (MDB) e Guilherme Boulos (PSOL) optaram por trazer toda a família para o último encontro entre os dois desse 2° turno, além de convidarem legião de políticos estrelados de São Paulo para acompanharem o debate ao vivo, do estúdio.
Entre os convidados estavam o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), os presidentes da Câmara Municipal (Milton Leite) e da Assembleia Legislativa (Rafael Prado), o presidente do TRE-SP (o desembargador Silmar Fernandes), além de presidentes de partidos, como Gilberto Kassab (PSD), que também é secretário de governo do estado de SP, e Ciro Nogueira (Progressistas).
Na hora de se acomodar na plateia, Milton Leite (União), aliado de primeira hora de Nunes, se sentou entre os convidados do PSOL. Quando foi alertado de que “estava muito à esquerda”, por um secretário da prefeitura, Leite riu e mudou de lugar.
Os candidatos chegaram ao estúdio muito focados e munidos de pastas com todo o material de apoio para o encontro. Convidados a posar para os fotógrafos antes do início da transmissão, Boulos e Nunes optaram por não trocar o cumprimento cordial de início, mas se despediram ao final, de forma bastante respeitosa.
Plateia acompanhou o debate entre os candidatos em São Paulo
Fábio Tito/g1
Os dois tomaram seus lugares nos respectivos púlpitos com o semblante bastante pesado, digno do momento decisivo a que chegara a campanha para prefeito da maior cidade da América Latina.
Os embates no estúdio eram acompanhados de perto pelos familiares dos dois candidatos. Boulos trouxe a esposa, a advogada Natalia Szermeta, e as duas filhas adolescentes, Sofia e Laura. Nunes deixou a esposa em casa, mas trouxe os três filhos, com suas respectivas esposas e maridos.
Militante de movimentos sociais como o marido, Natalia era a mais agitada entre os convidados da plateia. Acompanhava atenta aos questionamentos do marido contra Nunes e sempre se manifestava com uma interjeição nas respostas do ex-prefeito: “Ah, vá!”, “Hummm”, “Sei.”, Tá bom…”.
Ex-integrante do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), onde conheceu Boulos e começou a namorá-lo, ela só se manifestou com veemência quando o adversário do marido falou sobre suas propostas para moradia e exaltou a criação das Vilas Reencontro, projeto da gestão Nunes composto por várias casas de 18m² feitas em contêineres e destinadas a famílias em situação de rua.
Família Boulos: a esposa do candidato do PSOL, Natalia Szermeta, e as filhas Sofia e Laura no debate de 2° turno da TV Globo, em 26/10/2024.
Fabio Tito/g1
LEIA MAIS:
Debate de 2º turno para prefeito de São Paulo na Globo; FOTOS
No último debate, Nunes e Boulos repetem acusações da campanha e confrontam visões sobre segurança, privatizações, moradia e saúde
Assista à íntegra do debate
Quando o prefeito exaltou a construção das dez vilas no último ano na cidade, a esposa de Boulos foi enfática nas críticas: “São boas? Porque você não vai morar lá…”, disse ela baixinho para as filhas.
Enquanto a mãe acompanhava com afinco, as duas adolescentes faziam sinais de coração para o pai no estúdio. Mas ele não conseguia ver, em virtude das luzes. Em certo momento do debate, uma das meninas sacou um aparelho de inalação e colocou no rosto.
A mãe afirmou ao g1 que ela sempre leva os aparelhos a tiracolo em ambientes muito secos ou com ar-condicionado muito acentuado, como é característico dos estúdios de televisão.
Filha de Guilherme Boulos (PSOL) faz inalação durante debate da TV Globo no 2° turno.
Rodrigo Rodrigues/g1
Mais comedidos, os filhos de Nunes pouco se manifestavam. Apenas Ricardo Nunes Filho, o mais velho dos herdeiros do prefeito e pai de Ricardinho Neto, não perdia a oportunidade de mostrar o número de urna do pai a cada vez que as câmeras da Globo mostravam a plateia.
Questionado pelo g1 sobre a ausência da mãe, a primeira-dama Regina Nunes, Ricardinho desconversou.
Uso do celular pelo prefeito
Guilherme Boulos (PSOL) e Ricardo Nunes (MDB) participam do debate de 2° turno da TV Globo, nesta sexta-feira, 25 de outubro de 2024.
Fabio Tito/g1
Tarcísio assistiu ao debate nas cadeiras pertinho do estúdio, destinadas apenas aos assessores mais próximos dos candidatos e aos marqueteiros.
Grudadinho a Baleia Rossi, presidente estadual do MDB, e do vice de Nunes, coronel Mello Araújo (PL), o governador comentava o desempenho do aliado apenas nos intervalos e chegou a dar algumas dicas para o marqueteiro Duda Lima na passagem de um dos blocos.
Do outro lado, a vice Marta Suplicy (PT) acompanhava o desempenho de Boulos ao lado de Rui Falcão (PT) e dos marqueteiros de campanha do psolista, entre eles Lula Guimarães, principal cabeça da campanha.
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (fundo), acompanha o debate da TV Globo ao lado da equipe de campanha de Ricardo Nunes (MDB).
Fabio Tito/g1
Os aliados de Boulos só se exaltaram duas vezes durante todo o debate. A primeira, quando Nunes sacou uma ficha com o número de urna e a segunda, quando o prefeito começou a usar o celular dentro do estúdio, durante o embate. Os dois itens estavam proibidos pelas regras do debate assinadas pelos dois partidos.
Por causa da infração, Nunes foi advertido as duas vezes pelo mediador, o jornalista César Tralli.
Ao final, um clima de comoção tomou conta das duas campanhas. Encerrada a transmissão do debate, as duas equipes abraçaram seus respectivos candidatos em tom de alívio.
Marta Suplicy (PT) acompanha o debate de 2° turno da TV Globo com a equipe de campanha de Guilherme Boulos (PSOL).
Fabio Tito/g1
Chamou atenção o abraço demorado de Duda Lima – que, durante a campanha, chegou a tomar um soco de um assessor de Pablo Marçal (PRTB) durante o debate do Grupo Flow.
Abordado pela reportagem do g1 para comentar o abraço, disse:
“Esta foi uma campanha muito dura para mim. Vou ficar com a cicatriz dela para sempre no meu rosto. Este era um debate que a gente se preparou muito e foi uma vitória o bom desempenho do Ricardo”, disse Duda Lima, emocionado e exibindo a cicatriz dos seis pontos que tomou no rosto após a agressão.
Os marqueteiros Lula Guimarães, do PSOL, e Duda Lima, do MDB, se cumprimentam calorosamente após o debate de 2° turno da TV Globo entre Boulos e Nunes.
Rodrigo Rodrigues/g1
O papo foi interrompido quando o marqueteiro de Boulos, Lula Guimarães, veio cumprimentá-lo, num gesto que também chamou a atenção de todos os presentes no estúdio.
“O Duda e eu já fizemos várias campanhas como adversários. E sempre foram campanhas limpas e muito honradas, como esta. A gente não é inimigo, muito pelo contrário”, disse Lula.
A exemplo dos marqueteiros, Nunes e Boulos também se cumprimentaram cordialmente ao final do debate e cada um seguiu seu rumo, aparentemente satisfeitos com seus desempenhos pessoais no encontro, que deu mais de 20 pontos de audiência.
Boulos deixou o estúdio repetindo o mantra da virada: “A virada já começou e hoje foi a prova de que vou surpreender nas urnas”, disse.
Nunes, por sua vez, brincou ao lado do presidente do partido dele, Baleia Rossi, e do governador Tarcísio: “Meus aliados estão dizendo que eu ganhei e fui bem. Mas a opinião deles é igual a da minha mãe, que até hoje me acha bonito”.
O candidato Ricardo Nunes (MDB) e os filhos, noras e genros que o acompanharam no debate de 2° turno da TV Globo.
Fábio Tito/g1
Ricardo Nunes (MDB) e Guilherme Boulos (PSOL) participam do último debate de 2° turno da campanha de 2024, na TV Globo, em São Paulo.
Fábio Tito/g1
Ricardo Nunes (MDB) e Guilherme Boulos (PSOL) participam do último debate de 2° turno da campanha de 2024, na TV Globo, em São Paulo.
Fábio Tito/g1
Guilherme Boulos (PSOL) e Ricardo Nunes (MDB) participam do último debate de 2° turno da campanha de 2024, na TV Globo, em São Paulo.
Fábio Tito/g1
Ricardo Nunes (MDB) e Guilherme Boulos (PSOL) participam do último debate de 2° turno da campanha de 2024, na TV Globo, em São Paulo.
Fábio Tito/g1
VÍDEOS: Debate 2° turno com candidatos a prefeito de São Paulo
Adicionar aos favoritos o Link permanente.