Grupo de advogados no DF e Entorno cria polêmica ao defender “justiça para homens”

Advogados do Distrito Federal e do Entorno criaram um grupo em um aplicativo de mensagens com o objetivo de discutir a “defesa masculina”. Intitulado “Homens pela Justiça”, o coletivo afirma que busca revisar decisões judiciais que, segundo eles, são desfavoráveis aos homens, especialmente em processos criminais, casos que envolvem a Lei Maria da Penha, disputas de guarda e pagamento de pensão alimentícia.

Na descrição do grupo, os integrantes alegam que a figura masculina sofre injustiças no sistema judicial, o que gerou controvérsia. Especialistas apontam que a iniciativa pode distorcer a percepção de direitos e compromissos legais, uma vez que o direito à ampla defesa e ao contraditório é assegurado pela Constituição a todas as pessoas, independentemente de gênero.

O grupo também levantou preocupações de que sua proposta possa enfraquecer ou relativizar a seriedade de denúncias relacionadas a comportamentos abusivos. Organizações que atuam na defesa dos direitos das mulheres alertam que iniciativas como essa podem criar barreiras adicionais para vítimas de violência e reforçar estereótipos que dificultam o combate a desigualdades.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.