Idosa encontrada morta em casa foi estrangulada, sofreu fraturas nas costelas e teve os pés amarrados para não fugir, diz polícia


Segundo a Polícia Civil, o suspeito pelo crime amarrou os pés de Maria de Jesus, de 73 anos, para que, caso ela voltasse a si, não o impedisse de fugir roubando o carro e objetos da casa. Namorado da vítima confessou o crime após ser preso. Maria de Jesus dos Santos, de 73 anos, e Francisco Firmino de Assis, de 44 anos
Reprodução
O laudo do Instituto de Medicina Legal (IML) sobre a morte da idosa Maria de Jesus dos Santos, de 73 anos, encontrada morta em casa, identificou que a vítima teve as costelas quebras, traumatismos cranianos e foi estrangulada. Segundo a delegada Nathália Figueredo, responsável pelo caso, Maria de Jesus sofreu um espancamento.
“Já está comprovado que ela foi vítima de espancamento e que provavelmente ela veio a óbito ainda no domingo [20]. Seus pés foram amarrados para caso ela voltasse a si, ela não tentasse o impedir de levar os objetos”, disse a delegada.
O companheiro da vítima, suspeito do crime, Francisco Firmino de Assis, de 44 anos, foi preso nesta quarta (23) e confessou o assassinato. Segundo a polícia, ele fugiu do local após roubar o carro da idosa, uma televisão e celulares.
O veículo foi recuperado na noite de quinta-feira (24) no bairro Acarape, Zona Norte de Teresina, vizinho ao bairro São Joaquim, onde Francisco mora. Em sua residência a polícia encontrou a televisão e os celulares roubados.
“Quando foi preso, ele disse que havia vendido o carro na Pedra, ponto de venda de veículos em frente ao Estádio Verdão. Mas a polícia não acreditou nisso e continuou as buscas. O carro foi encontrado estacionado em uma rua”, informou o delegado Marcelo Dias, titular da Delegacia de Furto e Roubo de Veículos (DFRV).
Feminicídio consumado
Suspeito de matar idosa dentro de banheiro é preso em Teresina
Maria de Jesus dos Santos, de 73 anos, foi encontrada morta e amarrada no banheiro de casa, na segunda-feira, 21 de outubro, no residencial Parque Brasil III, Zona Norte de Teresina.
Vizinhos relataram que o suspeito, Francisco Firmino, fugiu do local, no carro Renault de cor prata da idosa, por volta das 15h da segunda. Ele levou ainda celulares e uma TV de Maria de Jesus.
Ele foi preso na noite de quarta-feira (23), por volta das 22h40, numa operação do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) com a Polícia Militar. Segundo a delegada Nathália Figueiredo, o homem foi encontrado nas proximidades de um shopping na Zona Leste de Teresina.
A delegada Nathália explicou que o caso não será tratado como latrocínio, mas como um feminicídio seguido de roubo, porque a subtração dos objetos teria sido uma decisão tomada depois das agressões contra Maria de Jesus. “Após deixar a vítima numa situação de vulnerabilidade, ele levou os objetos”, explicou.
Ainda segundo a delegada, o homem confessou o crime ao prestar depoimento, ainda na noite de quinta, e demonstrou indiferença. Ele disse que ele e a vítima viviam um “relacionamento normal”. Entretanto, vizinhos e familiares informaram que Maria de Jesus havia sido agredida por ela dias antes do assassinato.
“Isso é comum entre feminicidas. Ele diz que o relacionamento era normal, mas revelou que de uns dias para cá, ela não estava cedendo algumas coisas, como por exemplo o carro, cartão de crédito… então, você vê a total indiferença dessa pessoa em relação à pessoa que o acolheu. Ele estava residindo na casa dela há cerca cinco meses, e ele cometeu esse crime brutal contra ela”, comentou a delegada Nathália.
📲 Confira as últimas notícias do g1 Piauí
📲 Acompanhe o g1 Piauí no Facebook, no Instagram e no X
VÍDEOS: Assista às notícias mais vistas da Rede Clube
Adicionar aos favoritos o Link permanente.