Trump ameaça Brics com tarifas de 100% caso bloco apoie moeda alternativa ao dólar

lula trump

Donald Trump, presidente eleito dos Estados Unidos, fez uma ameaça contundente neste sábado (30/11) ao grupo Brics, composto por Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul e outros países. Em uma publicação na rede social Truth Social, Trump afirmou que os países que apoiarem a criação de uma moeda alternativa ao dólar poderão enfrentar tarifas de até 100% em suas exportações para os Estados Unidos. Segundo ele, esses países “deverão dizer adeus às vendas para a maravilhosa economia norte-americana”.

Trump alertou que os países do Brics não devem tentar substituir o dólar americano como moeda dominante no comércio internacional, destacando que qualquer tentativa nesse sentido resultaria em severas sanções econômicas. Ele ainda reforçou sua posição, dizendo que os membros do bloco podem “procurar outro ‘otário’” para suas transações comerciais, já que não há chance de o dólar ser substituído.

A ameaça de Trump ocorre em um contexto de discussões sobre a desdolarização do comércio internacional, especialmente no Brics. Em outubro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu a criação de meios de pagamento alternativos entre os países do bloco, a fim de reduzir a dependência do dólar. No entanto, a proposta de criar uma moeda de referência para o comércio interno não foi aceita pela Índia, embora a Rússia e a China tenham apoiado a ideia, especialmente como forma de contornar sanções econômicas dos EUA.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.