Lucinha Lins reclama de falta de pagamento de reprises da Globo e Record

17 05 2024 whatsappimage20240517at19.33.42

Lucinha Lins quebrou o silêncio diante da reprise de novelas que carregam a sua participação. Atualmente, a artista está no ar com a reprise de A Viagem (1994), no canal Viva, e também em O Rico e Lázaro (2017), na Record. A partir de novembro deste ano, ela continuará na programação, mas com a reexibição de Roque Santeiro (1985). Apesar disso, ela não consegue colher grandes frutos com os direitos autorais das produções: “O que eu lamento é passarem tantas reprises das quais fiz parte, mas eu não ganho um tostão”.

À colunista Mônica Bergamo, da Folha de S. Paulo, a atriz revelou mais detalhes de seu descontentamento com o retorno financeiro. “É muito feio isso, diante do trabalho de um ator, ser explorado dessa maneira pelas emissoras”, acrescentou. Com uma legislação antiga, os valores devidos aos atores não compõem as plataformas de streaming, que disponibilizam séries, novelas e filmes.

“Meu Deus do céu, direito autoral e direito de imagem têm que existir para o resto da vida de um artista, e isso não está acontecendo”, disparou. E ela não é a única artista que tem se manifestado contra os direitos autorais que recebe de seus tramas reexibidas nas emissoras. Glória Pires, Mateus Solano e Sergio Marone também se mostraram insatisfeitos com a baixa remuneração paga a eles. Maria Zilda Bethlem chegou até mesmo a entrar com uma ação judicial contra a Globo.

Por outro lado, a Globo confirmou que efetua “todos os pagamentos referentes a direitos autorais e conexões devidos a autores, diretores e atores, em obras reexibidas na emissora ou nos canais pagos e no Globoplay, de acordo com os contratos celebrados com cada um, confirmando a importância da preservação dos direitos de propriedade intelectual, dos quais é uma grande defensora”.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.