Lula recebe governador de Roraima e Davi Kopenawa no mesmo dia para reunião

Presidente Lula recebeu governador Denarium (Foto: Reprodução/Ricardo Stuckert)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu, nesta quarta-feira (28), o governador de Roraima, Antonio Denarium (Progressistas) e o líder indígena yanomami Davi Kopenawa no Palácio da Alvorada, em Brasília. Os encontros aconteceram de forma separada pela manhã.

Por meio das suas redes sociais, o Presidente Lula informou que recebeu o governador Antônio Denarium para tratar de temas relacionados ao Estado. O encontro ocorreu no Palácio da Alvorada. Na ocasião, o chefe do Poder Executivo apresentou resultados registrados em Roraima, durante os últimos anos, por meio da do relatório chamado “Roraima Está Dando Certo”.

“Encontrei com o governador de Roraima, Antonio Denarium, e conversamos sobre a região”, informou o presidente Lula nas suas redes sociais oficiais. Além de Denarium, o presidente também se reuniu com o governador do Pará, Helder Barbalho e e a prefeita de Juiz de Fora, Margarida Salomão.

Presidente também recebeu liderança indígena yanomami

Antes de Denarium, no entanto, o presidente Lula recebeu uma comitiva de lideranças yanomami, liderada por Davi Kopenawa, presidente da Hutukara Associação Yanomami e que também contou com a presença de Junior Hekurari, da Associação Urihi Yanomami. É dito que um dos temas do encontro é a questão dos impactos do garimpo ilegal no território, saúde indígena e o Marco Temporal.

Durante o mês de novembro, Kopenawa vem conversando com autoridades em Brasília para tratar da situação do povo yanomami. Ele esteve reunido com a Ministra do Supremo Tribunal Federal (STF), Cármen Lúcia, com a ministra da Saúde, Nisia Andrade, para falar da saúde yanomami e com o ministro da Secretaria de Relações Institucionais (SRI), Alexandre Padilha.

À Carmen Lúcia, Kopenawa chegou a cobrar o andamento do julgamento do processo de cassação de Denarium e do vice-governador Edilson Damião.

Em conversa com a FolhaBV, antes da reunião, Kopenawa afirmou que iria abordar sobre o cenário atual da saúde yanomami, o garimpo ilegal nas terras indígenas e o apoio dos líderes políticos à prática criminosa de extração mineral.

“A saúde do povo yanomami não está sendo bem cuidada. Além disso, o garimpo ilegal continua acontecendo, os garimpeiros ainda estão entrando na terra yanomami. Tem que tirar eles de lá, senão o garimpo não vai acabar nunca. Ainda tem o problema com os políticos que apoiam a atividade”, disse.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



O post Lula recebe governador de Roraima e Davi Kopenawa no mesmo dia para reunião apareceu primeiro em Folh BV.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.