Legado de Silmar Vieira será eternizado em Forquilhinha

Forquilhinha vai eternizar a memória de uma das vozes mais marcantes da história da cidade. Na segunda-feira (2), a Câmara de Vereadores inaugura a Sala de Imprensa Silmar Vieira, em homenagem ao jornalista que deu voz às histórias do campo, das comunidades e das tradições da região.

Silmar Vieira, que nos deixou em março de 2024 após uma luta de três anos contra o câncer de pâncreas, não foi apenas um comunicador. Ele foi um ponto de conexão entre as pessoas, traduzindo as vivências, histórias e desafios de agricultores e trabalhadores para ouvintes  e leitores. Sua ausência é sentida por todos que dependiam não apenas da informação que ele transmitia, mas da maneira humana e próxima com que ele fazia isso.

Até hoje, quando as comunidades rurais enfrentam desafios de representatividade e voz, a comunicação exercida por Silmar faz ainda mais falta. Programas como o Rádio Rural iam além da informação; eles conectavam produtores, investidores e ouvintes em um diálogo necessário para o desenvolvimento da região.

Em 2021, Silmar recebeu uma Moção de Aplauso da Câmara de Forquilhinha, um reconhecimento pelo impacto do trabalho dele. Hoje, a cidade mais uma vez traz luz a esse legado, ciente de que a falta da voz de Silmar deixa um vazio que ainda não foi preenchido.

A Sala de Imprensa que vai levar o nome dele é um lembrete de que o jornalismo local pode – e deve – fazer diferença. Silmar mostrou que o microfone pode ser tão importante quanto uma colheitadeira, quando usado para dar voz a quem precisa ser ouvido. E, enquanto Forquilhinha presta essa homenagem, fica também o convite para que novos comunicadores sigam este exemplo: informar com paixão, responsabilidade e uma conexão genuína com as raízes da sua comunidade.

The post Legado de Silmar Vieira será eternizado em Forquilhinha appeared first on SCTODODIA.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.