MP e forças policiais deflagram operação contra o Terceiro Comando Puro em MG e outros estados

captura de tela 2024 11 27 111847

Uma megaoperação coordenada pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), com apoio das polícias Civil (PCMG) e Militar (PMMG), foi deflagrada na manhã desta quarta-feira (27) para combater a atuação da organização criminosa Terceiro Comando Puro (TCP).

A ação, conduzida pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), cumpre 106 mandados de prisão, busca e apreensão, além de ordens de sequestro de bens, veículos e valores. As operações estão sendo realizadas em Belo Horizonte, Contagem e outras cidades mineiras, além de municípios em estados como Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás.

Entre as medidas judiciais, foram sequestrados aproximadamente R$ 345 milhões em contas bancárias, aplicações financeiras, imóveis, veículos e outras formas de patrimônio pertencentes aos investigados. A operação também resultou na suspensão das atividades de empresas vinculadas ao esquema criminoso.

As investigações identificaram que o TCP estava estabelecido na região do Cabana do Pai Tomás, em Belo Horizonte. A organização criminosa mantinha uma estrutura hierarquizada, com membros especializados em diferentes funções, desde crimes típicos como tráfico de drogas até o controle comunitário por meio de serviços como fornecimento de internet, assistência social e suporte jurídico.

Além das atividades ilícitas, o grupo utilizava ações assistencialistas para consolidar sua influência nas comunidades. Segundo os investigadores, essa estratégia visava fortalecer a base territorial e expandir as operações criminosas em Minas Gerais e outros estados.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.