Polícia e MP realizam operação contra ex-motorista de socialite carioca acusado de tentativa de feminicídio e cárcere privado

captura de tela 2024 11 26 065732

A Polícia Civil e o Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) deflagraram, nesta terça-feira (27), a “Operação Damas de Ouro”, que tem como alvo José Marcos Chaves Ribeiro, ex-motorista da socialite carioca Regina Lemos Gonçalves, de 88 anos. Ele é acusado de tentativa de feminicídio, sequestro e cárcere privado, violência psicológica e furto qualificado.

Regina, viúva do empresário Nestor Gonçalves, fundador da Copag, teria sido mantida isolada de amigos e familiares por uma década. A investigação, conduzida pela 12ª Delegacia de Polícia (Copacabana) desde novembro do ano passado, levou à denúncia formal contra José Marcos, transformado em réu pela Justiça.


De acordo com o delegado Ângelo José Lages Machado, o acusado teria cometido crimes previstos no Estatuto do Idoso, incluindo exposição ao perigo da saúde física ou mental da vítima, além de violência psicológica contra a mulher. Em julho deste ano, José Marcos foi formalmente indiciado.

A Justiça destituiu o ex-motorista de suas funções como curador de Regina e determinou que ele mantenha distância da socialite. Além disso, foram identificados indícios de furto qualificado, com suspeitas de que ele teria se apropriado de bens da vítima.


Um laudo pericial psiquiátrico elaborado em maio pela médica legista Sandra Greenhalgh constatou que Regina apresenta sinais de demência vascular não especificada. No entanto, a especialista ressaltou que a condição não compromete a credibilidade dos depoimentos prestados pela socialite.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.