O Botafogo comprova que um raio pode cair duas vezes no mesmo lugar

raio

“Não se preocupe: um raio não cai duas vezes no mesmo lugar”. Muitas vezes ouvimos essa frase que tenta nos convencer que, “se algo muito improvável já aconteceu, quase não há possibilidades de voltar a acontecer”. Mas aconteceu com o Botafogo no Campeonato Brasileiro de 2023 e está se repetindo agora em 2024.

O Botafogo pela terceira vez seguida no Brasileirão e viu a liderança escapar para o Palmeiras – agora, os dois times estão empatados em 70 pontos. Neste sábado (23), pela  35ª rodada, jogando no Nilton Santos, a equipe de Artur Jorge, ao tropeçar no Vitória-BA, foi ultrapassado pelo Verdão que ontem derrotou o Atlético-GO. É um filme que se repete. É o raio caindo no mesmo lugar.

Antes de prosseguirmos com o futebol, é preciso dizer que, embora pareça muito improvável, a verdade é que pode acontecer de um raio cair duas ou mais vezes no mesmo lugar. Aliás, isso é muito comum e as possibilidades não são exatamente baixas – são até bastante altas, conforme estudos de cientistas da Universidade de Groningen, nos Países Baixos, publicados na revista Nature.

O que aconteceu com o Botafogo foi um pouco de soberba do seu técnico Artur Jorge e de alguns figurões do elenco. De repente, eles começaram a acreditar que eram imbatíveis. Não são. Ninguém é.

E agora terá pela frente a semana mais decisiva de toda a sua história como time de futebol. Algo que não aconteceu nem nos áureos tempos de Garrincha, Didi e Nilton Santos. O Botafogo jogará literalmente duas finais nos próximos dias: terça-feira (26), contra o Palmeiras, no Allianz Parque; e sábado (30), contra o Atlético-MG, na inédita decisão da Copa Libertadores.

Com os nervos abalados e com a confiança destruída, sabe Deus o que pode acontecer com o Fogão.

Acompanhe as atualizações da coluna “Futebol Etc” nas redes sociai:  Twitter;  Instagram, e agora também no Bluesky. Junte-se a nós. @marcondesbrito.bsky.social. Mande sugestões para a coluna pelo email [email protected]

Adicionar aos favoritos o Link permanente.