TJ abre novas varas cíveis e da família e implanta ‘cartório do futuro’ para agilizar processos em Ribeirão Preto


Justiça local concentra em torno de 316 mil processos em andamento, segundo o Tribunal. Novo modelo concentra atividades de ofícios e libera servidores para dar suporte a juízes em atos decisórios. O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) inaugurou nesta quinta-feira (24) novas varas cíveis e da família no Fórum de Ribeirão Preto (SP), além de um modelo de trabalho apelidado de “cartório do futuro” que promete agilizar o andamento de processos na cidade.
Cm cerca de 30 varas em diferentes áreas, Ribeirão Preto concentra atualmente em torno de 316 mil processos em andamento e centraliza a 6ª Região Administrativa Judiciária (RAJ), que abrange 48 municípios.
Siga o canal g1 Ribeirão e Franca no WhatsApp
Fórum de Ribeirão Preto (SP) ganha novas varas judiciais
Aurélio Sal/EPTV
As duas novas varas cíveis se somam a outras dez já em funcionamento na comarca, que tem como sede o Fórum no bairro Nova Ribeirânia. Além disso, a Justiça local passa a contar com uma quarta Vara de Família e de Sucessões.
“A importância pra comarca de Ribeirão Preto é agilização dos serviços judiciários. Nós vamos poder atender com maior celeridade as causas cíveis e de família aqui na comarca de Ribeirão Preto”, afirmou o presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador Fernando Antonio Torres Garcia.
As novas divisões judiciárias especializadas terão os seguintes juízes titulares:
11ª Vara Cível: Heber Mendes Batista
12ª Vara Cível: Benedito Sérgio de Oliveira
14ª Vara da Família e das Sucessões: José Duarte Neto
O presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador Fernando Antonio Torres Garcia
Aurélio Sal/EPTV
‘Cartório do futuro’
Outra novidade é a instalação de quatro unidades de processamento judicial (UPJs), também chamadas de “cartórios do futuro”.
Em implantação há cinco anos no estado, o modelo de trabalho promete um aumento de 60% na produtividade do trabalho diário ao concentrar ofícios de mesma competência para o cumprimento das determinações judiciais a fim de liberar servidores para outras atribuições nos gabinetes dos juízes, em despachos e sentenças, além de pesquisas e análises de petições.
“São cartórios que unificam competências semelhantes pra facilitar o procedimento e agilizar a entrega da solução para aqueles que procuram o judiciário em São Paulo”, explica o presidente do TJ.
Fórum de Ribeirão Preto
Rodolfo Tiengo/g1
Veja mais notícias da região no g1 Ribeirão Preto e Franca
VÍDEOS: Tudo sobre Ribeirão Preto, Franca e região
Adicionar aos favoritos o Link permanente.