Tecnologia avançada para cálculos renais

54155839825 c143f0c076 k 1536x1024

O Hospital de Base de Brasília recebeu, nesta semana, um Litotriptor Extracorpóreo (LECO), equipamento utilizado no tratamento de cálculos renais de forma não invasiva. A aquisição foi viabilizada por meio de uma emenda parlamentar no valor de R$ 3.490.000,00, que também contemplou outros equipamentos para atender demandas emergenciais da unidade.

Os cálculos renais, conhecidos popularmente como “pedras nos rins”, afetam milhares de pessoas e são responsáveis por cerca de 90% das internações na ala de urologia do Hospital de Base.

Esses pacientes, antes da chegada do novo equipamento, enfrentavam longas esperas devido à inoperância da antiga máquina, que estava fora de uso há 4 anos e tinha quase duas décadas de funcionamento. Com o Litotriptor, o hospital agora oferece um atendimento mais humanizado e eficiente.

O equipamento utiliza ondas locais geradas por um eletrodo para fragmentar os cálculos, permitindo que o paciente os expila naturalmente, sem a necessidade de cirurgias. Esse procedimento não é invasivo, sendo ideal para pacientes com limitações ou que não podem ser submetidos a intervenções cirúrgicas. Além disso, por não demandar sala de cirurgia, o tempo de internação será reduzido e o número de atendimentos poderá ser ampliado.

“Saber que esse equipamento vai ajudar tantos pacientes do DF, diminuindo filas, evitando internações desnecessárias e cirurgias invasivas, nos dá a certeza de que estamos no caminho certo. O investimento também reafirma o meu compromisso de priorizar a saúde pública e garantir que os moradores do Distrito Federal tenham acesso a tratamentos modernos e de qualidade, como realmente merecem”, destacou o deputado federal Fred Linhares, autor da emenda.

Antes da chegada do novo equipamento, pacientes aguardavam meses por um tratamento adequado, impactando diretamente a qualidade de vida e aumentando o risco de complicações graves, como infecções e insuficiência renal. Agora, com o Litotriptor, além de aliviar o sistema de saúde pública, as equipes médicas contarão com uma ferramenta de ponta para atuar com mais eficácia e precisão no tratamento dessa condição tão comum.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.